Movimentação

Pecém assume vocação após dez anos

<p>Dez anos ap&oacute;s o in&iacute;cio da opera&ccedil;&atilde;o comercial, o Terminal Portu&aacute;rio do Pec&eacute;m profissionaliza a atividade de movimentar cargas gerais e cont&ecirc;ineres. Com a inaugura&ccedil;&atilde;o do Terminal de M&uacute;ltiplo Uso (Tmut), o porto passa a ter espa&c

Diário do Nordeste
12/08/2011 07:39
Pecém assume vocação após dez anos		Visualizações: 425
 
Dez anos após o início da operação comercial, o Terminal Portuário do Pecém profissionaliza a atividade de movimentar cargas gerais e contêineres. Com a inauguração do Terminal de Múltiplo Uso (Tmut), o porto passa a ter espaço e equipamentos adequados a esses negócios.

Mas nem sempre foi assim. O píer 1 fora construído para servir a uma siderúrgica - que não veio. O píer 2, para ser utilizado pela Petrobras – o que pouco aconteceu. A inicial tentativa de movimentar granel cedeu ao fracasso.

As cargas gerais começaram a crescer no píer 1, enquanto o espaço da estatal foi adaptado ao terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL). Todas as cargas gerais e contêineres foram transferidas ao Tmut , explica o secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele.
 
“(O Tmut) É uma obra que o Governo do Estado tenta fazer há muito tempo. Vai atender em escala maior a exportação do Ceará. A demanda vai aumentar, sem dúvida. Além de características favoráveis pela localização, agora tem profundidade para acolher navio de grande calado, com até 18 metros”, comentou o secretário.
 
O Pecém começa a ter corpo regional. Já atende à Pernambuco, Bahia e Piauí.

Carência para minérios
Apesar da ampliação e da modernização, o Porto do Pecém ainda é deficiente para a exportação mineral. “Minérios vão operar no píer 1. Os descarregadores vão ficar fixos lá”, informa Fontenele.
 
A Globest Ceará Mineradora explora minério de ferro no Estado. O diretor administrativo da empresa, Wei Lip Wu, afirmou estar produzindo em quantidades proporcionais à logística disponível e à capacidade de operação portuária.
“A gente continua improvisando com a inauguração do Tmut. Melhora, porque aumenta a disponibilidade de berço para atracação de navios. Antes, a gente brigava com dois berços”, lembra Wei.
 
Fontenele reforça que o Tmut não vai ser usado para negócios minerais. “A Globest vai ter que se adequar a essa nova estrutura de carregar e descarregar. Tudo de minérios é no píer 1”.
A perspectiva é de, até dezembro de 2011, exportar cerca de 300 mil toneladas (t) de minério à China. Em 2010, o projeto piloto da mineradora levou 75 mil t do produto à Xangai (CH).
 
NÚMEROS
2,5 anos foi o tempo necessário para realização das obras de ampliação e modernização do Terminal Portuário do Pecém
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Navegação Interior
Paraná-Tietê: a hidrovia que integra três regiões e impu...
24/06/26
Investimento
Com alta na movimentação de cargas, Porto de Paranaguá a...
22/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Exportação e Logística
Porto do Açu realiza primeira operação de movimentação d...
22/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Resultado
Movimentação de cargas no Porto de Imbituba ultrapassa 3...
18/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Oportunidade
Norsul e Norcoast investem na formação de novos Oficiais...
17/06/26
Logística
Porto de Itaqui consolida força do Arco Norte e encurta ...
15/06/26
Internacional
Agenda de sustentabilidade dos portos brasileiros ganha ...
12/06/26
Navegação Interior
Com recursos do Fundo da Marinha Mercante, Região Norte ...
10/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.