Porto de Pecém

Pecém realiza operação inédita e projeta movimentação 10% maior

Diário do Nordeste, 01/07/2019
01/07/2019 10:30
Pecém realiza operação inédita e projeta movimentação 10% maior Imagem: Divulgação Visualizações: 639

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) segue evoluindo em desempenho de movimentação de cargas. Em 2019, o terminal já trabalha com a previsão de registrar um aumento de 8% a 10% no total transportado em relação a 2018. A informação foi confirmada pelo coordenador comercial do Cipp, Raul Viana, que ainda comemorou a realização de um processo que poderá aumentar a visibilidade do Porto no mercado e a produtividade das operações de embarque e desembarque de processos em futuras etapas.

No fim de semana passado, o Porto do Pecém repetiu a execução de uma movimentação que reduz o tempo e o número de processos necessários para o desembarque de uma carga no navio atracado para a substituição de um novo insumo. Segundo Viana, a operação gerou uma economia de 50% dos custos ao utilizar apenas um berço de atracação e realizar apenas um processo de amarração do navio.

Dessa vez, segundo Viana, foram desembarcadas, para importação, pás eólicas fabricadas na Índia, e embarcadas placas de aço produzidas na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que estão sendo exportadas para a Itália.

É a primeira vez que esse modelo de movimentação é realizado para esses tipos de carga, mas o Pecém já realizou um processo semelhante, envolvendo carvão mineral e placas de aço, também produzidas pela CSP. Avaliando a diminuição de etapas, o coordenador comercial estima que a economia total pode chegar a até R$ 500 mil.

Institucional

Produtividade

Com confirmação da capacidade de execução desse processo de forma mais ágil, Viana afirmou que o Porto do Pecém pode se colocar melhor no mercado ao conseguir oferecer benefícios e mais economia aos navios que atracarem no terminal. “Isso pode, sim, representar em ganhos futuros por gerar uma economia muito grande nas operações”, disse Viana.

“E quando o cliente, que é o mais beneficiado, consegue essa economia, ele acaba ganhando várias vantagens logísticas em outras áreas, como na contratação do frete marítimo pelo navio ter de gastar menos com combustível, por exemplo”, completou.

Viana ainda disse, sobre movimentação de cargas, que o Pecém vem apresentando um crescimento médio de 32% anualmente ao longo dos últimos 10 anos. Além disso, esse número poderá ser impulsionado no período de 2 a 3 anos, com a finalização do projeto de expansão da produção de placas de aço da CSP.

Para Carlos Alberto Alves, gerente comercial da Tecer Terminais, a operação pode elevar o conceito do Porto em mercados internacionais. “No Brasil ainda é muito caro o custo de atracação. Cada movimentação custa em média U$ 65 mil. Essa operação proporciona uma economia de 50% nas despesas, então é um ganho muito grande”, afirmou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de julho foram ...
29/09/26
Santa Catarina
Porto de Imbituba movimenta 5,19 milhões de toneladas at...
28/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
26/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Oil States destaca integração entre engenharia, fabricaç...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
ROG.e 2026
Constellation é reconhecida pela Petrobras como a melhor...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e OceanPact assinam acordo para expansão de...
25/09/26
Terminais
Ultracargo é reconhecida pelo quarto ano consecutivo com...
25/09/26
ROG.e 2026
Mayekawa apresenta soluções para óleo, gás e energia na ...
25/09/26
Brandend Content
Brasil Aços amplia estoque de tubos de aço carbono NACE...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e Perenco Brasil assinam acordo para primei...
24/09/26
ROG.e 2026
Lideranças apontam o Brasil como pilar de segurança ener...
24/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25