Gestão

Petrobras amplia programa de mentoria para desenvolvimento de lideranças femininas

Serão oferecidas 60 vagas para trabalhadoras da companhia com foco em áreas de negócio

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
14/08/2023 15:38
Petrobras amplia programa de mentoria para desenvolvimento de lideranças femininas Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2211

A Petrobras dobrou o número de vagas em seu Programa de Mentoria para Liderança Feminina, com objetivo de ter cada vez mais mulheres prontas para assumirem posições de liderança . No ciclo 2023, serão oferecidas 60 vagas distribuídas por toda a Petrobras, com um olhar especial para áreas operacionais. Haverá reservas 20% das vagas para mulheres pretas e pardas e 10% para mulheres com deficiência.
 
O Programa de Mentoria para Liderança Feminina é exclusivo para mulheres que já são empregadas da companhia. As vagas serão divididas para as áreas de negócio (70%) – onde a representatividade feminina é menor – e as áreas corporativas (30%). 

 

A iniciativa consiste em promover mentorias individuais personalizadas, formando duplas entre as empregadas que se inscreveram e foram selecionadas e mulheres com larga experiência em liderança . São realizadas palestras com especialistas abordando temas relevantes para o crescimento profissional e pessoal, oportunidades de networking com outras mulheres talentosas e suporte contínuo ao longo do programa, com acesso a recursos exclusivos.

Na Petrobras, a primeira edição do programa foi lançada em dezembro de 2020 e realizada ao longo de 2021. Naquele ano, houve mais de 300 inscrições para seleção e, desse total, foram selecionadas 15 profissionais que foram mentoradas por líderes mulheres da companhia. No primeiro ciclo, houve a ascensão de cerca de 33% de participantes a novas funções na empresa. Entre elas, está a atual gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Petrobras do Espírito Santo, Eduarda Lacerda, que atualmente comanda uma área com cerca de 9 mil trabalhadores e trabalhadoras e 14 plataformas de produção. 
 
"O programa permite uma rica troca com outras mulheres, que também passam pelos mesmos desafios pessoais e na carreira. É uma iniciativa importante no processo de autoconhecimento e de despertar o potencial existente nas mentoradas ”, destaca Eduarda Lacerda.
 
Em continuidade ao programa, foi lançado o segundo ciclo em junho de 2022. Nele, a Petrobras dobrou o número de mentoradas de 15 para 30, com inscrição de mais de 500 profissionais, demonstrando o interesse das mulheres em participar da iniciativa. 

“Os programas de mentoria feminina desempenham um papel importante no avanço e empoderamento das mulheres em diversos campos profissionais porque oferecem suporte, orientação e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, permitindo que as profissionais superem obstáculos e alcancem seu pleno potencial. Tais programas oferecem oportunidades de aprendizado, desenvolvimento de habilidades, aumento de confiança, networking, conexões, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de incentivar a diversidade e representatividade no ambiente de trabalho”, afirma Lilian Soncin, gerente geral Efetivo, Desenvolvimento e Relacionamento com pessoas da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23