E&P

Petrobras apresenta carteira e oportunidades para a indústria brasileira durante evento na Firjan

Durante evento em Natal (RN) também foram apresentadas primeiras conclusões de estudo sobre potencial da Margem Equatorial para matrizes renováveis

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
19/06/2023 07:05
Petrobras apresenta carteira e oportunidades para a indústria brasileira durante evento na Firjan Imagem: Vinicius Magalhães/Firjan Visualizações: 2325

Coordenador do Programa para novos FPSOs da Petrobras, Lourenço Fróes (foto) participou em 16/6 da reunião do Conselho Empresarial de Petróleo e Gás da Firjan, onde fez a apresentação ‘Carteira e oportunidades para a indústria brasileira”. Fróes destacou três nichos importantes de oportunidades para a participação da indústria nacional e, especial, a fluminense: unidades novas, descomissionamento e refino, gás e energia.

O vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, abriu o encontrou, que contou com a presença do subsecretário de Energia e Economia do Mar do estado do Rio, Felipe Peixoto. “É muito importante discutir as oportunidades para o desenvolvimento do país e da indústria do Rio. Para isso, é fundamental reunir os representantes da indústria de óleo e gás para poder ouvir o que a Petrobras está fazendo e irá fazer nos próximos anos”, afirmou Caetano.

Cynthia Silveira, presidente do Conselho Empresarial da federação, destacou a necessidade de haver uma política industrial para o mercado de óleo e gás no país e, principalmente, previsibilidade das demandas da companhia, para que as empresas nacionais possam aproveitar as oportunidades que serão oferecidas pela Petrobras. Segundo Magda Chambriard, vice-presidente do conselho, é importante saber que a empresa e outras operadoras vão continuar investindo no Rio de Janeiro.

“As decisões da Petrobras têm um impacto muito grande tanto estado do Rio quanto no país. O Rio de Janeiro depende organicamente da Petrobras e da indústria de petróleo. Por isso, devemos zelar pelos interesses do estado”, acrescentou Magda.

Em sua apresentação, Lourenço Fróes afirmou haver oportunidades para a indústria nacional com a entrada de novas unidades de exploração e produção nos próximos anos, tanto na revitalização dos campos maduros da bacia de Campos quanto no pré-sal da bacia de Santos. Ele destacou a possibilidade de construção de módulos no país, favorecendo assim também toda a cadeia de suprimentos. O coordenador do Programa para novos FPSOs da Petrobras citou ainda o descomissionamento de plataformas em sinergia para a indústria nacional de aço, já que há previsão de 650 mil toneladas de aço a serem descomissionados.

Felipe Peixoto afirmou que o governo do Rio está trabalhando para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento econômico em todo o estado, principalmente no âmbito de petróleo, de gás e das energias. “Visitamos o Gaslub, em Itaboraí, e observamos que o projeto será um vetor de crescimento. Em parceria, também com a Firjan, estamos avançando em estudos e não podemos perder nenhuma oportunidade. Também estamos olhando para a nova fronteira que se abre com a energia eólica offshore”, destacou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
22/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
Bacia de Santos
Bacalhau completa primeiro ano de produção nos 25 anos d...
15/10/26
Bacia de Santos
Acordos de equalizações referentes às Jazidas Compartilh...
15/10/26
Margem Equatorial
Governo do Amapá tem acordo formalizado com Transpetro e...
14/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
09/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
09/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
08/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de julho foram ...
29/09/26
Santa Catarina
Porto de Imbituba movimenta 5,19 milhões de toneladas at...
28/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
26/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25