A partir deste sábado (10/9), Gasolina e óleo diesel ficam mais caros em 10% e 12%, respectivamente. Novos preços serão pagos pelas distribuidoras quando adquirirem os produtos.
RedaçãoA Petrobras anunciou nesta sexta-feira (9/9) que começará a vigorar a partir de zero hora deste sábado os reajustes de faturamento das refinarias da estatal de 10% e 12% para gasolina e óleo diesel, respectivamente. Os aumentos incluem a cobrança dos tributos federais Cide e PIS/Cofins, mas não inclui o ICMS. Os novos preços serão pagos pelas distribuidoras de combustíveis quando adquirirem o produto nas refinarias.
Em nota divulgada à imprensa, a companhia diz estimar que o impacto seja menor para o consumidor, uma vez que os ajustes não incidem sobre os impostos, nem sobre os 25% de álcool que é misturado à gasolina, nem sobre as parcelas de distribuição e revenda, que nesta estimativa foram considerados constantes. Como pode ser visto, o preço da gasolina é formado por seis componentes diferentes entre si e qualquer alteração em pelo menos um deles, terá reflexos, para cima ou pra baixo, no preço que o consumidor vai pagar na bomba, informou a estatal.
A companhia argumentou ainda que tem ingerência sobre apenas uma parcela na formação do preço final ao consumidor: o preço nas suas refinarias, sem os tributos, sem álcool e sem as parcelas de distribuição e revenda. Sobre o valor que a Petrobras recebe pela venda da gasolina, cerca de 30% do preço pago na bomba, são acrescidos os tributos estaduais (ICMS) e federais (CIDE e PIS/COFINS).
Esses ajustes de preços foram definidos pela Companhia levando em consideração um novo patamar de preço do petróleo, dentro de uma perspectiva de médio e longo prazos e estão em linha com as premissas definidas no Plano Estratégico de manter parametrizados os preços dos derivados ao mercado internacional. É com a remuneração recebida pela venda dos seus produtos, que a Petrobras viabiliza o seu programa de investimento e vem descobrindo mais petróleo e gás, construindo e operando unidades industriais, e conduzindo uma rede de transporte e logística, que vem garantindo o abastecimento nacional de derivados e o retorno para seus acionistas.
Fale Conosco
22