Pré-Sal

Petrobras bate novo recorde de processamento de petróleo do Pré-Sal nas refinarias

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
10/09/2024 08:12
Petrobras bate novo recorde de processamento de petróleo do Pré-Sal nas refinarias Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2036

A Petrobras atingiu, em agosto, um novo recorde de processamento de petróleo do Pré-Sal nas suas refinarias, chegando ao patamar de 76% da carga. O resultado superou a marca anterior de 73%, verificada em junho de 2023.

No acumulado de janeiro a agosto, o processamento de Pré-Sal também apresentou um desempenho excepcional, atingindo patamar recorde de 69%, ultrapassando os 66% do mesmo período do ano passado.

“Os petróleos do pré-sal apresentam um alto rendimento de derivados médios. A partir de um mesmo volume de petróleo do pré-sal, quando comparado a um petróleo do pós-sal, é possível produzir mais QAV (querosene de aviação) e diesel, que são derivados de maior valor agregado. O recorde alcançado reflete a otimização dos ativos e a aplicação de tecnologias inovadoras, sempre respeitando os valores de segurança e meio ambiente”, explica William França (foto), diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras.

Outro aspecto positivo do petróleo proveniente do pré-sal é a alta parafinicidade, característica química que faz com que o diesel produzido tenha qualidade superior. Além disso, os petróleos do pré-sal possuem baixo teor de enxofre, contribuindo para uma atividade de refino mais sustentável e para a produção de derivados de baixo teor de enxofre, como o diesel S-10 e o bunker.

Em agosto, também foi registrado o melhor resultado do ano no Fator de Utilização das refinarias (FUT), atingindo-se a marca de 95%, demonstrando o elevado desempenho operacional do parque de refino da Petrobras e a integração com as áreas de logística e comercialização da empresa. “Estamos contribuindo para o crescimento de nossos clientes no mercado interno com uma atuação competitiva e segura, sempre preservando rentabilidade e sustentabilidade financeira”, afirma o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Inteligência Artificial
PRIO usa tecnologia para acelerar a produção audiovisual...
13/01/26
Posicionamento IBP
Sanção do PLP 125/22 fortalece o mercado legal de combus...
13/01/26
Resultado
Portos do Sudeste movimentam 635 milhões de toneladas at...
12/01/26
Negócio
Vallourec conquista contrato expressivo com a Shell no B...
12/01/26
Brasil e Venezuela
Petróleo venezuelano vira peça-chave da disputa geopolít...
12/01/26
Combustíveis
Etanol mantém trajetória de alta no início de 2026, apon...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Petrobras
Revap irá ampliar em 80% produção de diesel S-10
09/01/26
Reconhecimento
ENGIE Brasil obtém nota máxima no CDP, entidade global q...
08/01/26
Ceará
Empresas cearenses lideram projeto H2MOVER-Pecém, seleci...
07/01/26
Apoio Marítimo
Ambipar realiza mais de 600 atendimentos no ano em respo...
06/01/26
Santos
Petrobras celebra 20 anos da Unidade da Bacia de Santos
06/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Diesel
Petrobras e Vale avançam com parceria no fornecimento de...
05/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.