Logística

Petrobras chega à marca de 225 operações Ship-to-Ship na Baía de Ilha Grande

Agência Petrobras
21/01/2015 11:58
Petrobras chega à marca de 225 operações Ship-to-Ship na Baía de Ilha Grande Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1364

A Petrobras completou, no fim de 2014, 225 operações Ship-to-Ship (STS) realizadas na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), com plena segurança no que se refere às manobras, navegação e proteção ao meio ambiente. A companhia começou a realizar as operações do STS em Angra dos Reis em 2009. O Ship-to-Ship é a operação de transferência de petróleo ou derivados entre navios tanques, que, amarrados lado a lado com dispositivos de proteção entre eles, são conectados com mangueiras especiais.

Os navios podem estar ancorados, atracados em um porto ou em movimento em alto mar. Esta alternativa representa uma solução logística que possibilita flexibilidade operacional, otimização de ativos (navios e terminais), com resultado financeiro elevado, além de apresentar índice de segurança operacional reconhecido pelas autoridades internacionais.

Outra vantagem é a possibilidade de exportar petróleo sem precisar levá-lo até a costa. O navio tanque descarrega num terminal que transfere a carga para uma tancagem, depois é realizada a operação inversa. Concluído o processo, a embarcação pode partir para o país do cliente final. Ou seja, ocorre uma redução de tempo para realizar a exportação, assim como de custos portuários em relação às operações convencionais.

O modelo utilizado em Angra dos Reis é a alternativa com os dois navios ancorados. No final de 2013, a Petrobras iniciou no litoral do Espírito Santo outra alternativa de Ship-to-Ship,utilizando o modelo "underway", ou seja, com os dois navios em movimento dentro de uma área autorizada. Já foram realizadas 14 operações nessa modalidade com os mesmos níveis de segurança.

Além do STS fundeado em Angra dos Reis e o STS navegando no Espírito Santo, a Petrobras realiza operações Ship-to-Ship na modalidade "Atracado" nos Portos de Suape (PE), Pecém e Mucuripe (CE), e Rio Grande (RS).

Ainda existem outras novas operações Ship-to-Ship na modalidade "Atracado" em processo de implementação nos terminais de Angra dos Reis - Tebig (RJ) e São Sebastião - Tebar (SP). A companhia pesquisa novas áreas para a realização de operações Ship-to-Ship em toda a costa brasileira para otimizar a infraestrutura existente, aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e consequentemente melhorar os resultados da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
Bacia de Campos
Projeto Raia avança com novos marcos em um dos principai...
06/08/26
Drilling
Foresea completa 3 anos de liderança com frota contratad...
05/08/26
SOG 2026
SOG26 supera a edição anterior e reforça o papel estrat...
03/08/26
Pessoas
Shell Brasil inicia novo ciclo de liderança com João San...
03/08/26
Offshore
NUCLEP realiza novas entregas de estacas torpedo para a ...
03/08/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.