Biodiesel

Petrobras consegue aprovação inicial para construir a terceira planta

BNamericas
25/09/2006 00:00
Visualizações: 1236

A energética federal brasileira - Petrobras - obteve a aprovação inicial para construir uma planta de biodiesel com capacidade de produção de 19 milhões de litro por ano no estado do Ceará, disse à BNamericas uma fonte da companhia, ampliando um comunicado.

A agência de proteção ambiental do estado do Ceará, Sema, aprovou o estudo de impacto ambiental para a planta, que se converterá na terceira da empresa. A Petrobras agora deve solicitar uma licença completa.

Em conjunto, as três plantas teriam capacidade para produzir 57 milhões de litros por ano de biodiesel. A Petrobras prevê o início das operações para o final do próximo ano.   

A Petrobras já iniciou as conversas com pequenos agricultores para adquirir oleaginosas como grãos de soja, algodão, plama e rícino para processar na planta.

A empresa planeja incrementar aprodução de biodiesel a fim de garantir o abastecimento de 855 milhões de litros por ano até 2011 para satisfazer a mistrua de diesel desde janeiro de 2008 até janeiro de 2013, data em que o percentual de biodiesel ao diesel tradicional será elevado de 2% para 5%.

Impacto político

Muitos consideram que os programas de biodiesel serão uma das conquistas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pois poderiam ajudar a reduzir a contaminação no centro das cidades e assegurar a auto-suficiência em petróleo.

O programa também é popular em algumas áreas rurais, dado que o governo outorga isenções tributárias às empreas que compram oleaginosas de pequenos agricultores.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil ordenou à Petrobras suspender sua campanha publicitária sobre biodiesel, pois a propaganda de reeleição de Lula colocou ênfase nos programas de combustíveis, anunciou o TSE em um comunicado.

A proibição será mantida até as eleições de outubro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
Petrobras assina contrato de longo prazo para compra e v...
16/09/26
ROG.e 2026
Tenaris promove painéis sobre formação técnica e soluçõe...
16/09/26
Resultado
Tecnogera cresce 59% nos principais segmentos atendidos ...
16/09/26
Negócios
Vallourec conquista importante contrato com a Subsea7 pa...
16/09/26
ROG.e 2026
ICONIC reforça atuação na cadeia de óleo, gás e energia ...
16/09/26
ROG.e 2026
Equinor celebra 25 anos de presença no Brasil e apresent...
15/09/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
15/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
ABPIP
Produtores independentes propõem nove medidas para os p...
14/09/26
Abegás
Abrace Energia e Abegás compõem a nova presidência do Co...
14/09/26
Expansão
Objective contrata André Gutierrez como novo Head de Par...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
Morken leva à Rio Oil & Gas 2026 tecnologia de inspeção ...
14/09/26
Combustível
Etanol encerra a semana mantendo o movimento de alta nos...
14/09/26
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25