Rio Grande do Norte

Petrobras desenvolve projeto-piloto para reuso de água na agricultura familiar do Rio Grande do Norte

Projeto trará ganhos de produção, de rentabilidade e ambientais

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
28/01/2022 13:50
Petrobras desenvolve projeto-piloto para reuso de água na agricultura familiar do Rio Grande do Norte Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2740

A Petrobras desenvolve projeto-piloto para reuso de água na agricultura familiar do Rio Grande do Norte (RN), com ganhos previstos de produção, de rentabilidade e ambientais. A iniciativa foi apresentada à sociedade no último dia 13 de janeiro de 2022, no município de Ipanguaçu (RN), no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). As obras de implantação já estão em andamento. A previsão é de que o projeto comece a operar em março.

Segundo o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, elaborado pela Agência Nacional de Águas, as atividades de Irrigação correspondem a 59,08% do volume de água captada na Bacia. O segundo maior consumo está relacionado ao Abastecimento Humano (23,54%), Pecuária e Aquicultura (10,20%) e Indústria (1,91%). Esse projeto visa a contribuir para o aumento da eficiência das práticas de irrigação e reuso de esgotos sanitários, elevando a rentabilidade das atividades agrícolas e apresentando grande potencial de economia da água utilizada.

O projeto tem como centro a futura Unidade de Referência Tecnológica (URT) em fase de construção no campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em Ipanguaçu. Nela, a água de reuso passará por uma Estação de Tratamento e, depois de pronta para uso, irá para um Sistema Agrícola (isto é, as áreas a serem irrigadas) utilizando diversas tecnologias, boas práticas e procedimentos para o uso mais eficiente dos recursos hídricos.

A URT também disseminará junto a produtores rurais os benefícios econômicos e ambientais do reuso da água. A capacitação dos produtores contribuirá para uma produção agrícola mais sustentável e eficiente, desenvolvendo uma consciência socioambiental que conduza a processos produtivos mais sustentáveis, através da implantação de unidades demonstrativas de uso racional da água na irrigação de culturas frutíferas, árvores e arbustos na Bacia.

O projeto-piloto da Petrobras de reuso de água está sendo implantado pela empresa Florestana. São parceiros na iniciativa o IFRN, Sebrae, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu. A iniciativa reflete o compromisso da Companhia no investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para melhor uso dos serviços ecossistêmicos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25