Bacia de Campos

Petrobras e Equinor iniciam produção no projeto de recuperação avançada de petróleo no campo de Roncador

Petrobras e Equinor iniciam produção no projeto de recuperação avançada de petróleo no campo de Roncador
20/04/2022 06:20
Petrobras e Equinor iniciam produção no projeto de recuperação avançada de petróleo no campo de Roncador Imagem: Cortesia Equinor Visualizações: 2618

Petrobras, operadora, e Equinor iniciaram com sucesso a produção dos dois primeiros poços do projeto de recuperação avançada de petróleo (IOR) em Roncador. A conquista representa um marco importante no desenvolvimento do campo, aumentando as taxas de recuperação, agregando produção de grande valor e demonstrando o potencial de alavancar novas tecnologias.  

Os dois poços são os primeiros de uma série de poços do tipo IOR a atingir a produção. O início da produção ocorreu quase cinco meses antes do previsto e pela metade do custo planejado. Os poços adicionam um total de ~20 mil barris de óleo equivalente por dia a Roncador, elevando a produção diária do campo para aproximadamente 150 mil barris e reduzindo a intensidade de carbono (emissões por barril produzido). Por meio deste primeiro projeto de IOR, a parceria perfurará 18 poços, que deverão fornecer recursos recuperáveis ​​adicionais de 160 milhões de barris. As melhorias no projeto do poço e a experiência tecnológica combinada dos parceiros são os principais impulsionadores da redução de 50% nos custos nos seis primeiros poços, incluindo os dois em produção.  

Roncador é o quinto maior ativo produtor do Brasil e está em produção desde 1999. A Petrobras é a operadora do campo (75% de participação) e, em 2018, a Equinor (25% de participação) entrou no projeto como parceira estratégica.  

"Estamos muito orgulhosos da realização alcançada pela parceria entre Petrobras e Equinor, entregando este projeto antes do prazo e abaixo do orçamento. Esse marco demonstra a capacidade da parceria de aumentar a produção e o valor por meio da tecnologia. Continuaremos combinando nossas capacidades para melhorar a recuperação de Roncador e extrair mais valor do campo. A Petrobras aproveitará sua experiência como uma das maiores operadoras de águas profundas e desenvolvedores do pré-sal do mundo e a Equinor utilizará sua tecnologia, conhecimento e décadas de experiência em IOR na plataforma continental norueguesa", diz Veronica Coelho (foto), presidente da Equinor no Brasil.  

Além dos 18 poços IOR planejados, a parceria acredita que pode melhorar ainda mais a recuperação e visa aumentar os recursos recuperáveis ​​em um total de 1 bilhão de barris de óleo equivalente. O campo possui mais de 10 bilhões de barris de óleo equivalente em operação, sob licença com duração até 2052.  O acordo de aliança estratégica também inclui um programa de eficiência energética e redução de emissões de CO2 para Roncador. 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Resultado
Porto de Imbituba movimenta mais de 2,65 milhões de tone...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Internacional
Brasil reafirma protagonismo tecnológico na OTC Houston ...
02/05/26
Evento
PortosRio participa do Rio de Janeiro Export 2026 e dest...
29/04/26
Resultado
Foresea registra melhor ano de sua história e consolida ...
29/04/26
Apoio Offshore
Wilson Sons revoluciona logística offshore com entrega p...
29/04/26
Oportunidade
Os cursos incluem áreas de alta empregabilidade e das ma...
22/04/26
Construçao Naval
Usiminas fornece aço para fragatas da Marinha do Brasil
22/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23