Pré-Sal

Petrobras e Halliburton firmam acordo de cooperação tecnológica

A Petrobras e a Halliburton - empresa da área de suprimentos em tecnologia e soluções para a indústria de petróleo e gás – assinaram acordo de cooperação tecnológica voltado para a pesquisa e desenvolvimento dos reservatório

Agência Petrobras
22/12/2009 09:25
Petrobras e Halliburton firmam acordo de cooperação tecnológica Visualizações: 1620

A Petrobras e a Halliburton - empresa da área de suprimentos em tecnologia e soluções para a indústria de petróleo e gás – assinaram acordo de cooperação tecnológica voltado para a pesquisa e desenvolvimento dos reservatórios no pré-sal.   Foram negociados três projetos de pesquisa: tecnologias para determinação de contaminação de amostragem de fluidos de fundo de poços; simulação em laboratório do comportamento de produção de poços; cimentação em formações de sal e CO2. Além disso, há, ainda, outros doze projetos sendo negociados. O acordo tem duração de três anos, podendo ser renovado por igual período. A Petrobras prevê investir cerca de US$ 15 milhões nos projetos.  

 

A cerimônia de assinatura do acordo, realizada na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, contou com as presenças do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella; da gerente executiva de Engenharia de Produção do E&P, Solange Guedes; do gerente executivo do E&P-PRESAL, José Miranda Formigli Filho; do gerente geral do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), Ricardo Luís Beltrão, representando o gerente executivo do Cenpes, entre outros gerentes do E&P e do Cenpes. A Halliburton foi representada pelo presidente Global de Negócios e Tecnologia, Thimothy Probert; pelo presidente da empresa no Hemisfério Ocidental, James Brown; pelo diretor de Operações no Brasil, Cidar Mansilla; pelo diretor Global para a Petrobras, Reinaldo Rezende, além de outros executivos.  

 

A carteira de projetos estabelecida a partir do acordo de cooperação tecnológica entre as duas empresas resultará na implantação, em 2011, do Centro de Tecnologias e Soluções Halliburton Brasil, no Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão. Esse centro fará parte da rede de excelência tecnológica da empresa e é o primeiro a ser instalado no Hemisfério Sul. A rede de excelência é composta por sete centros espalhados pelos mais diversos países, tais como Estados Unidos, Canadá, Índia e Cingapura. De acordo com o diretor executivo da Halliburton, Cidar Mansilla, o centro tecnológico deverá abrir algumas centenas de vagas para técnicos brasileiros, especialmente na área de pesquisa e desenvolvimento.  

 

Para o diretor de E&P, Guilherme Estrella, a parceria entre a Petrobras e Halliburton contribuirá para a superação dos desafios que se apresentarão nos próximos anos para a companhia, não apenas no pré-sal, mas em diversos outros projetos. Ele lembrou ainda que desde os anos 60 a Halliburton vem contribuindo para os avanços da Petrobras nas atividades de exploração e produção, inicialmente na Bacia do Recôncavo, na Bahia. “Vejo esse acordo como um novo e importante passo na relação entre a Petrobras e a Halliburton”, disse o diretor.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Simpósio
Porto de Imbituba sedia II Simpósio Catarinense de Direi...
26/08/26
Produtos e Serviços
Mancais e Vedações RiverTough
26/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Resultado
Porto de Imbituba supera 4,56 milhões de toneladas movim...
17/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Meio Ambiente
Norsul reduz emissões de 13 mil toneladas de CO₂ com tec...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
Portos de Imbituba e Laguna apresentam potencial logísti...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.