Meio Ambiente

Petrobras lança ferramenta digital que incentiva o abatimento de emissões de CO2

Plataforma custou R$2 milhões e dá acesso gratuito e online a dados de todo o país.

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
12/08/2024 14:21
Petrobras lança ferramenta digital que incentiva o abatimento de emissões de CO2 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 3568

A plataforma GIS CCUS Brasil reúne, em um único site, todas as informações públicas sobre captura e armazenamento de carbono (CCUS) no país. Online e gratuita, traz dados essenciais para a implementação de novos projetos, tais como as quantidades de CO2 emitidas, infraestrutura nacional existente e reservatórios potenciais para o armazenamento geológico. A plataforma concorre ao prêmio ANP de Inovação 2024, já está disponível e pode ser acessada no endereço: https://www.pucrs.br/ipr/plataforma-gis-ccus-brasil/

“A Petrobras idealizou, patrocinou e acompanhou tecnicamente o desenvolvimento da Plataforma GIS CCUS Brasil com o objetivo de embasar as discussões, ampliar o conhecimento geral sobre a tecnologia, encorajar possíveis parcerias para implantação de projetos e estimular as regulamentações, normas, metas e incentivos para descarbonização das indústrias”, explica a diretora de Engenharia Tecnologia e Inovação da Petrobras, Renata Baruzzi.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS, com suporte técnico de especialistas da Petrobras e financiada com recursos da empresa, por meio da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da ANP para os contratos de petróleo. A plataforma agrupa dados georreferenciados, organizados em um Sistema de Informações Geográficas (GIS) e possui base de dados própria contendo:

- Localização e quantidade de emissões de mais de 1.500 fontes de CO2 de setores de difícil abatimento e de geração de energia;

- 18 mil elementos de infraestrutura e logística;

- Mais de 370 mil áreas restritivas ou passíveis de proteção socioambiental;

- Dados de 30.621 poços exploratórios, 14.900 levantamentos geofísicos, informações geológicas de 72 bacias sedimentares terrestres e marítimas;

- Análise do potencial de armazenamento geológico de CO2 nas bacias sedimentares brasileiras;

- Distribuição e espessura dos elementos dos sistemas de armazenamento, com destaque para a capacidade volumétrica de reservatórios salinos e campos de hidrocarbonetos depletados;

- 4 painéis interativos específicos para a visualização espacial de fontes emissoras quantificadas, infraestrutura e logística, dados de subsuperfície e recursos de armazenamento.

A Plataforma CCUS é alimentada com dados públicos prospectados de programas como Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate) e Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar) e informações de fontes como o IPCC, fórum intergovernamental da ONU de mudanças climáticas; o GHG Protocol, protocolo internacional de medição e gerenciamento de emissões; Ministério de Ciência e Tecnologia.

Além da plataforma web, o contrato de desenvolvimento prevê também a elaboração de um novo atlas de CCUS, com todo o conteúdo técnico-científico relacionado ao tema, com as informações dos reservatórios potenciais para armazenamento de CO2, levantados e qualificados durante o projeto. O documento, bilíngue, será publicado e ficará disponível para ser baixado, e deve ser lançado no início do ano que vem.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.