E&P

Petrobras lançará edital para conversão de navio-plataforma

O Estado de São Pau
17/07/2006 00:00
Visualizações: 1572
A Petrobras lançará na próxima semana edital internacional para a conversão e afretamento de um navio-plataforma do tipo FPSO, com capacidade para produzir 30 mil barris por dia de óleo. Considerado de pequeno porte, o navio será afretado por seis anos e faz parte de uma nova proposta da estatal para realização de testes de produção no País pelo Projeto Itinerante de Produção Antecipada (Pipa).
A novidade desta plataforma é que ela poderá ser deslocada para áreas de maior interesse da Petrobras em detrimento de outras, como no caso de uma descoberta de óleo leve, que cabe mais dentro das prioridades da empresa, do que uma área produtora de óleo pesado prevista anteriormente para ser testada.
O sistema está incluído no Programa da Petrobras de Desenvolvimento Tecnológico de Sistemas de Produção em Águas Profundas (Procap), que foi criado dentro da empresa em 1986 para melhorar sua competência técnica. A experiência com um sistema itinerante foi inaugurada com a embarcação Seillean, tipo FPSO DP com torre e equipamentos para operações de completação, para um teste de longa duração no campo de Roncador em 1997. De lá para cá, o Seillean, foi utilizado em diferentes locações, sendo uma das últimas o Campo de Jubarte.
O principal objetivo do Teste de Longa Duração (TLD) é a coleta de dados (informações) que aumentam a confiabilidade das informações e conhecimento do reservatório.
 
A entrega das propostas para este novo PIPA, deve ocorrer 60 dias após a liberação do edital. As cartas-convite serão enviadas às principais empresas do mercado de FPSOs, como a Modec, Saipem, SBM, Frontier Drilling e Prosafe. A lista de convidados incluirá também empresas com experiência no segmento de operação de sondas equipadas com sistema de posicionamento dinâmico. O FPSO terá que ter capacidade para operar em lâmina d´água de até 2,5 mil metros, a exemplo do Seillean.
A unidade deve entrar em operação no início de 2008 e seu conteúdo nacional mínimo da licitação deverá oscilar entre 7% e 10%.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.