Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
A Petrobras foi a grande vencedora do Prêmio ANP de Inovação 2022. A empresa venceu quatro das cinco categorias do prêmio, do qual foi finalista com 13 projetos em parceria com universidades, instituições de pesquisa e outras empresas. O prêmio reconhece os resultados associados a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que representem tecnologias de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização.
As ideias inovadoras desenvolvidas pela Petrobras incluem tecnologias de monitoramento em tempo real de equipamentos, otimização de atividades, redução da emissão de carbono e de custo de implantação de projetos da ordem de milhões de dólares. A companhia é, atualmente, a líder nacional em depósito de patentes e acaba de anunciar um investimento de UD$2,5bi em P&D,I para os próximos cinco anos, valor superior ao último plano estratégico, de US1,6 bi.
Com a marca obtida nesta quarta-feira (7/1), a empresa superou o resultado obtido na última edição do prêmio. Em 2020 a Petrobras venceu três das cinco categorias que disputou. No ano passado, a premiação não foi realizada devido à pandemia.
O Prêmio ANP também reconhece personalidades com contribuições relevantes para o setor e, este ano, inaugurou uma nova categoria, premiando uma dissertação de mestrado, no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP.
Fale Conosco
20