Petroquímica

Petrobras negocia Pólo do Sul

A exemplo da Região Sudeste, a Petrobras pretende consolidar os ativos da indústria petroquímica na Região Sul em apenas uma empresa. Os entendimentos com a Braskem, que seria a outra empresa desse pólo do Sul, estão sendo iniciados, e deverão ser levar até três meses, informou ontem o dire

Jornal do Commercio
22/08/2007 00:00
Visualizações: 1439
A exemplo da Região Sudeste, a Petrobras pretende consolidar os ativos da indústria petroquímica na Região Sul em apenas uma empresa. Os entendimentos com a Braskem, que seria a outra empresa desse pólo do Sul, estão sendo iniciados, e deverão ser levar até três meses, informou ontem o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

"A Petrobras comprou com a Braskem os ativos petroquímicos da Ipiranga. Lá no Sul, está se trabalhando para se consolidar o pólo. Era o objetivo desde o início, como está sendo feito agora, no Sudeste. Mas valores e prazos não estão definidos. Vamos ter um programa de trabalho junto com a Braskem nesse sentido, como já iniciamos com a Unipar no Sudeste. Isso é coisa para 60 a 90 dias", afirmou Costa, após participar da cerimônia de batismo da plataforma P-54.

Na última sexta-feira, o vice-presidente de finanças e relações com investidores da Braskem, Carlos Fadigas, sugeriu que os ativos petroquímicos da Ipiranga fossem consolidadas na própria Braskem. Com isso, a Petrobras passaria dos atuais 6,8% para uma participação entre 20% e 25% da petroquímica, que ficaria responsável pela gestão dos pólos do Sul e do Nordeste. Segundo o acordo de compra da Ipiranga, Petrobras e Braskem dividirão a Ipiranga Petroquímica e a participação do grupo da central de matérias-primas Copesul.

Já a refinaria que era da Ipiranga poderá até mesmo ser ampliada. Tudo vai depender do que o grupo de trabalho criado para definir os rumos do ativo vai concluir. Costa disse que o trabalho deverá ser entregue nas próximas semanas. Outras possibilidades é que se produza biodiesel no local. Atualmente, a produção da unidade é exclusivamente de nafta, que abastece a Copesul.

"A refinaria está fora do processo de integração. Hoje, ela produz nafta, mas pode vir a produzir diesel e gasolina, entre outros. O grupo de trabalho vai definir, e a partir daí, decidiremos o que será feito. O que é irrevogável é que a refinaria vai continuar operando", observou.

Paulo Roberto Costa disse ainda que aguarda da PDVSA resposta a respeito das empresas que serão criadas no Brasil e na Venezuela, para oficializar a sociedade entre as duas empresas na Refinaria do Nordeste, em Pernambuco, e no Campo de Carabobo, no país governado por Hugo Chávez. A proposta enviada pela estatal brasileira prevê que, no Brasil, a Petrobras teria 60%, e a PDVSA, 40%. Na Venezuela, a participação das empresas seria inversa.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Empresários do Norte Fluminense prospectam negócios na R...
25/09/26
ROG.e 2026
ANP participou de mais de 40 palestras em evento que reú...
25/09/26
ROG.e 2026
TBG debate integração do mercado de gás natural no Cone ...
25/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Expansão das fontes renováveis e mudanças no mercado abr...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Inovação tecnológica e dedicação à indústria marcam prem...
25/09/26
Petroquímica
Referência mundial em sustentabilidade, I’m green™ bio-b...
25/09/26
ROG.e 2026
Escassez de engenheiros preocupa setores estratégicos e ...
25/09/26
ROG.e 2026
Constellation é reconhecida pela Petrobras como a melhor...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
ROG.e 2026
Nikki Martin, presidente e CEO da EnerGeo Alliance falou...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e OceanPact assinam acordo para expansão de...
25/09/26
ROG.e 2026
Shell destaca papel da capacitação para aproximar jovens...
25/09/26
Terminais
Ultracargo é reconhecida pelo quarto ano consecutivo com...
25/09/26
GNL
Edge e Governo do Rio Grande do Sul assinam Memorando de...
25/09/26
E&P
ANP contrata B3 para assessoria técnica às licitações de E&P
25/09/26
ROG.e 2026
Lideranças apontam o Brasil como pilar de segurança ener...
24/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI e Sebrae Rio conectam MPEs a grandes empres...
24/09/26
ROG.e 2026
Estudo da PPSA identifica boas práticas para apoiar deci...
24/09/26
ROG.e 2026
EAS participa da ROG.e 2026
24/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25