Biodiesel

Petrobras produz biolubrificantes em planta piloto no Ceará

Companhia investe na agregação de valor à cadeia do biodiesel.

Agência Petrobras
14/08/2014 12:39
Petrobras produz biolubrificantes em planta piloto no Ceará Imagem: Divulgação Petrobras. Visualizações: 1074

 

Os biolubrificantes ganham cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional e apresentam uma projeção de crescimento de até 10% ao ano impulsionada pelos benefícios ambientais. Este potencial de mercado tem levado pesquisadores da Petrobras a incrementar o desenvolvimento de um novo produto - biodegradável e obtido a partir de fontes renováveis - em uma planta piloto do Núcleo Experimental de Fortaleza do Centro de Pesquisas (Cenpes), localizado na Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), em Fortaleza (CE). 
As primeiras cargas experimentais, usando novas matérias-primas, resultaram em três biolubrificantes básicos obtidos a partir de óleos vegetais e biodiesel. O projeto avalia também novas aplicações para estes produtos conforme a demanda do mercado consumidor que, dentre as aplicações industriais e marítimas, destacam-se os fluidos hidráulicos, graxas, óleos de corte e de motores de dois tempos. A tecnologia desenvolvida já rendeu cinco pedidos de depósitos de patentes nos últimos quatro anos. 
A Petrobras Biocombustível  e a Petrobras Distribuidora apoiam as pesquisas voltadas para a produção de biolubrificantes. As duas subsidiárias planejam testes em campo da primeira geração de lubrificantes biodegradáveis de tecnologia Petrobras. Estes testes, com previsão de conclusão em 2015, irão auxiliar na definição da estratégia a ser adotada pelas empresas no que se refere à oportunidade de agregar valor à cadeia de produção de biodiesel.

Os biolubrificantes ganham cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional e apresentam uma projeção de crescimento de até 10% ao ano impulsionada pelos benefícios ambientais.

Este potencial de mercado tem levado pesquisadores da Petrobras a incrementar o desenvolvimento de um novo produto - biodegradável e obtido a partir de fontes renováveis - em uma planta piloto do Núcleo Experimental de Fortaleza do Centro de Pesquisas (Cenpes), localizado na Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), em Fortaleza (CE). 

As primeiras cargas experimentais, usando novas matérias-primas, resultaram em três biolubrificantes básicos obtidos a partir de óleos vegetais e biodiesel. O projeto avalia também novas aplicações para estes produtos conforme a demanda do mercado consumidor que, dentre as aplicações industriais e marítimas, destacam-se os fluidos hidráulicos, graxas, óleos de corte e de motores de dois tempos.

A tecnologia desenvolvida já rendeu cinco pedidos de depósitos de patentes nos últimos quatro anos. 

A Petrobras Biocombustível  e a Petrobras Distribuidora apoiam as pesquisas voltadas para a produção de biolubrificantes.

As duas subsidiárias planejam testes em campo da primeira geração de lubrificantes biodegradáveis de tecnologia Petrobras. Estes testes, com previsão de conclusão em 2015, irão auxiliar na definição da estratégia a ser adotada pelas empresas no que se refere à oportunidade de agregar valor à cadeia de produção de biodiesel.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
COP30
Soluções baseadas na Natureza: mitigar mudanças climátic...
10/11/25
Combustíveis
Etanol registra alta na primeira semana de novembro, apo...
10/11/25
Brandend Content
Oil States participa da OTC Brasil 2025 e reforça seu co...
07/11/25
Resultado
Lucro líquido da Petrobras chega a US$ 6 bilhões no terc...
07/11/25
ANP
XIII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente ...
07/11/25
Indústria Naval
Transpetro lança licitação para contratação de navios de...
07/11/25
COP30
Embrapii participa de atividades sobre inovação na indústria
07/11/25
ANP
Combustível do Futuro: ANP fará consulta e audiência púb...
07/11/25
COP30
IBP defende adoção de critérios globais para uma transiç...
06/11/25
Gás Natural
ANP aprova Plano de Ação referente às tarifas de transpo...
06/11/25
Offshore
Descomissionamento é tema estratégico
06/11/25
Meio Ambiente
Equinor e USP iniciam projeto de pesquisa de captura e a...
06/11/25
Resultado
BRAVA Energia registra recorde de receita líquida com US...
06/11/25
Resultado
Vibra registra forte geração de caixa e margens consiste...
06/11/25
Resultado
ENGIE Brasil Energia registra lucro líquido ajustado de ...
06/11/25
Apoio cultural
Transpetro une preservação cultural e desenvolvimento su...
06/11/25
Internacional
Malásia quer se tornar polo global de captura e armazena...
05/11/25
Meio Ambiente
ANP realiza workshop sobre emissões de metano em conjunt...
05/11/25
Combustíveis
Procon Carioca firma parceria inédita com o Instituto Co...
05/11/25
Energia Elétrica
Thopen adquire operação de geração distribuída de energi...
05/11/25
Resultado
PRIO divulga resultados do 3T25 com avanços em Wahoo, Al...
05/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.