Biocombustíveis

Petrobras produzirá o Hbio a partir de junho em três refinarias

Gazeta Mercantil
31/05/2006 03:00
Visualizações: 1255 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras vai começar a produzir a partir de junho em suas refinarias o Hbio, óleo de origem vegetal patenteado pela estatal e que será utilizado numa mistura na proporção de 18% no óleo diesel, resultando num óleo de alta qualidade. No início de 2007, a empresa pretende fazer o lançamento comercial em várias regiões do país, anunciou ontem em Curitiba a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A ministra veio à capital paranaense participar da solenidade que marcou a compra pela Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel), da UEG Araucária, usina termoelétrica que pertencia à empresa norte-americana El Paso.

Segundo a ministra, três refinarias – a Repar, de Araucária, no Paraná, a Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul e a Gabriel Passos, em Minas Gerais, têm a tecnologia de hidrotratamento necessária para produzir Hbio. "Em junho o presidente Lula deverá vir a Curitiba marcar o início da produção na Repar", antecipou.

A UEG Araucária onde a Petrobras tem 20% de participação, inclusive, poderá ser a primeira termoelétrica brasileira a operar também com o Hbio. A Copel assumiu ontem a usina e anunciou que vai investir R$ 50 milhões para colocar a usina em operação já no início do próximo ano, introduzindo mais 484 megawatts de energia no mercado livre e também participar dos leilões da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2008. Segundo Rubens Ghilardi, presidente da Copel, "a usina poderá ser triflex", ou seja, operar com gás, diesel ou Hbio. "Vai depender dos estudos que vamos começar imediatamente", disse ele. "Por enquanto, a primeira opção para colocar a UEG em operação o mais rápido possível é o diesel, mas temos a opção do gás assim que o Brasil resolver seus problemas de abastecimento", completou Ghilardi.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Paraná
Petrobras entrega primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em A...
14/08/25
Fenasucro
Biodiesel avança como pilar da transição energética e ga...
14/08/25
Fenasucro
Na FenaBio, Anfavea afirma que com 100% de etanol na fro...
14/08/25
Dutos
Transpetro investe R$ 100 milhões por ano para ampliar a...
14/08/25
Logística
Super Terminais recebe Selo Ouro e tem inventário de emi...
14/08/25
PD&I
Tecnologia brasileira utiliza inteligência artificial pa...
14/08/25
Energia Elétrica
GE Vernova fornecerá subestação de energia para fábrica ...
14/08/25
Fenasucro
Brasil terá combustível sustentável de aviação disponíve...
14/08/25
Gás Natural
Prorrogada consulta pública sobre Plano Coordenado de De...
14/08/25
Resultado
Gasmig registra crescimento de 8,5% de lucro líquido
14/08/25
IBP
Energia da Evolução: campanha do IBP explica como o petr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Fenasucro
FenaBio estreia com debates sobre etanol, biodiesel, IA,...
14/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22