Bacia de Campos
Dezenove empresas participaram do primeiro encontro do III Ciclo de Desenvolvimento de Potenciais Fornecedores realizado esta semana em Macaé pela Petrobras. A iniciativa, que conta com parcerias do Sebrae, Rede Petro-BC e da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip), tem como objeti
Agência PetrobrasDezenove empresas participaram do primeiro encontro do III Ciclo de Desenvolvimento de Potenciais Fornecedores realizado esta semana em Macaé pela Petrobras. A iniciativa, que conta com parcerias do Sebrae, Rede Petro-BC e da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip), tem como objetivo fomentar o relacionamento com empresas locais que possam fornecer serviços às unidades da companhia na Bacia de Campos.
Na ocasião, foram anunciados os resultados do segundo ciclo realizado em 2007: 31 novas empresas foram cadastradas para atender aos itens com baixa competitividade e 42% dos serviços trabalhados deixaram de ser críticos. “Estes encontros têm por objetivo buscar potenciais fornecedores para os itens com baixa competitividade do cadastro local da Bacia de Campos. Isto quer dizer que aqueles que conseguirem se cadastrar terão grandes chances de fornecer”, disse o gerente de Contratação de Bens e Serviços da UN-BC, Reinaldo Costa Silva.
Após a apresentação, os fornecedores participaram de reuniões individuais pré-agendadas com os técnicos da Petrobras responsáveis pela contratação dos serviços referentes a sete itens trabalhados naquele encontro, entre eles cursos para projetos ambientais; consultoria em segurança alimentar; manutenção de fornos e caldeira; e ensaios mecânicos em cabos de aço.
Em cada reunião, os participantes apresentaram documentos da empresa e um check list técnico referente ao item que se candidataram a fornecer. Após avaliação, eles serão informados se estão aptos ou não a passarem por uma avaliação técnica presencial e, sendo aprovados na avaliação técnica e na jurídico-fiscal, serão cadastrados para atender aquele serviço.
O próximo encontro do III Ciclo está previsto para acontecer em junho, em Macaé. Na ocasião, será divulgada através da imprensa, da Rede Petro-BC e do Sebrae a lista com os itens com baixa competitividade a serem trabalhados. Os interessados deverão fazer contato com a Rede Petro-BC (redepetro-bc@redepetro-bc.com.br) e passar por avaliação do perfil. Caso atenda aos critérios, a empresa será incluída para participar da ação.
Esta ação acontece desde 2006, é dividida em ciclos anuais e faz parte do Projeto Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás) Bacia de Campos nº 17, sob coordenação da Unidade de Negócio de E&P da Bacia de Campos. A iniciativa considera apenas os itens críticos mapeados por aquela Unidade, mas ao entrarem para o cadastro local, as empresas também poderão atender outros serviços de todas Unidades de Negócio e de Serviços da Petrobras na Bacia. “Como estamos passando por uma padronização de todos os cadastros locais da área de Exploração e Produção da Petrobras no Brasil, existe ainda a possibilidade das empresas fazerem extensão dos cadastros para outras Unidades de Negócio”, acrescentou.
Fale Conosco