E&P

Petrobras quer atingir aumentar a produção em 200 mil barris por dia

Tribuna do Norte
18/05/2005 00:00
Visualizações: 1211

A Petrobras projeta um crescimento de 200 mil barris por dia para a produção de petróleo este ano e espera repetir essa marca em 2006, informou ontem o gerente geral de Estratégia e Gestão de Portfólio de Exploração e Produção da Petrobras, José Luiz Marcusso. “Esperamos chegar a uma produção de 1,9 milhão de barris por dia no final deste ano”, disse Marcusso, que participou na manhã de ontem, em São Paulo, de reunião com analistas promovida pela Apimec-SP. Marcusso lembrou que a média da produção registrad a no primeiro trimestre foi de 1,542 milhão de barris por dia.
O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse que a expectativa é de que a companhia deverá atingir a auto-suficiência em petróleo quando tiver uma produção entre 1,8 milhão e 2 milhões de barris por dia . Ele destacou, contudo, que a auto-suficiência não implicará eliminação das importações de petróleo. Segundo Gabrielli, “dificilmente chegaremos a trabalhar com 100% de petróleo nacional porque economicamente não é interessante”.
Executivos da Petrobras e do Grupo Ultra estão na China esta semana, a convite da petrolífera Sinopec. O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o presidente da Petroquisa, Kuniyuki Terabe, e o diretor-superintendente da Oxiteno, Pedr o Wongtschowski, formam a comitiva. Embora a Sinopec já tenha sido citada como provável sócia no projeto da refinaria-petroquímica a ser instalada no Estado do Rio, fontes da Petrobras disseram ontem que a viagem tem por meta o conhecimento das tecnologias em refino de petróleo pesado e pro cessamento dos derivados para fins petroquímicos.
Até agora, os sócios do projeto são Petroquisa (Petrobras Química), Oxiteno (do Grupo Ultra) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A refinaria no Rio será o centro de uma série de outros projetos, como indústrias de segunda gera ção (petroquímicas e outros químicos industriais) e de transformação (manufaturados plásticos, insumos para outras indústrias).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.