Maranhão

Petrobras realiza primeira operação de abastecimento de navio por outro navio

A Petrobras realizou com sucesso, no último dia 26 de março, a primeira operação de abastecimento de bunker a partir de outro navio em São Luís (MA). O procedimento foi realizado a cerca de 20 quilômetros da entrada do porto de São Luís, onde estão fundeados 95% dos navios com destino ao p

Agência Petrobras
31/03/2011 12:04
Visualizações: 1588
A Petrobras realizou com sucesso, no último dia 26 de março, a primeira operação de abastecimento de bunker a partir de outro navio em São Luís (MA). O procedimento foi realizado a cerca de 20 quilômetros da entrada do porto de São Luís, onde estão fundeados 95% dos navios com destino ao porto da capital maranhense.
 

Para a implantação dessa nova modalidade de abastecimento foi incorporado à frota de bunker o navio Sea Emperor, com casco duplo, equipado com propulsor que fornece maior facilidade nas manobras e capacidade de fornecimento de 12.000 toneladas. A embarcação, de bandeira das Ilhas Marshall, tem 130 metros de comprimento, 20 metros de largura e calado de 8,7 metros.
 

O potencial de atendimento nos terminais que compõem o porto (Itaqui, Ponta da Madeira e Alumar) é de 70 navios por mês, sendo que a grande maioria dessas embarcações abastece em Cingapura.
 

Para a implantação desse modal de entregas foram obtidas autorizações da Secretaria do Meio Ambiente, Capitania dos Portos, Departamento de Marinha Mercante, Port State Control e Receita Federal.
 

Com o início das operações, a Petrobras espera um crescimento sustentável nas vendas do produto na região.


Mais Lidas De Hoje
veja Também
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana bate recorde de países visitantes e...
17/08/26
Etanol
Aprovação do PLP 114 representa avanço para o setor de e...
17/08/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana em alta, com forte recuperação d...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.