Energia

Petrobras: US$ 1,2 bi em projetos de eficiência energética

A previsão é de que a Petrobras dobre sua produção até 2020. Pensando nisso, a companhia estabeleceu objetivos voluntários para reduzir sua curva de crescimento de emissões. O dinheiro será investido em projetos de eficiência energética, incluindo pesquisa e desenvolvimento na área.

Agência Brasil
12/07/2011 16:07
Visualizações: 596
A Petrobras e o Comitê Brasileiro do Conselho Mundial de Energia promoveram, na última segunda-feira (11), um workshop internacional sobre o papel dos combustíveis fósseis na economia de baixo carbono. O evento, realizado no Rio de Janeiro, reuniu mais de 100 especialistas e autoridades do Brasil e de diversos países como Estados Unidos, Itália, Noruega, França e Argentina.

A gerente geral de eficiência energética e emissões atmosféricas da Petrobras, Beatriz Espinosa, falou sobre as iniciativas da companhia para mitigação das mudanças climáticas e apresentou as novas metas da Petrobras para reduzir sua intensidade de emissões. “A previsão é de que a Petrobras dobre sua produção até 2020. Pensando nisso, a companhia estabeleceu objetivos voluntários para reduzir sua curva de crescimento de emissões e, em 2010, definiu o compromisso de maximizar sua eficiência energética e reduzir a intensidade de emissões de suas operações.”

A Petrobras estabeleceu como meta para 2015 reduzir a intensidade energética nas operações de refino e na operação das usinas termelétricas em 10% e 5%, respectivamente; reduzir em 65% a intensidade da queima de gás natural e em tocha nas operações de exploração e produção; reduzir a intensidade de emissões de gases de efeito estufa nas operações de exploração e produção, de refino e na operação das usinas termelétricas em 15%, 8% e 5%, respectivamente.

Segundo Espinosa, com este posicionamento, a Petrobras está na vanguarda da indústria. Para atingir essas metas, será investido U$ 1,2 bilhão em projetos de eficiência energética, incluindo pesquisa e desenvolvimento na área.

Durante o evento, também foram apresentados projetos na área de captura, transporte e armazenamento de carbono (CCS - Carbon Capture Storage). O executivo da área de exploração & produção (pré-sal), Alberto Sampaio, falou sobre o uso das tecnologias de CCS no desenvolvimento do polo pré-sal na Bacia de Santos. O coordenador do programa de pesquisa Pro-CO2 da Petrobras, Paulo Rocha, apresentou os desafios tecnológicos da indústria de óleo e gás apropriados à economia de baixo carbono.
 
Também participaram do Workshop o secretário de planejamento e desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, e o secretário para combustíveis fósseis do departamento de energia dos Estados Unidos, Charles McConnell.

O Conselho Mundial da Energia, fundado em 1923, tem sua sede em Londres e é constituído por cerca de 100 países afiliados. Sua principal missão é promover o desenvolvimento energético de forma sustentável.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
TotalEnergies e ExxonMobil arrematam cargas de Atapu e d...
31/07/26
SOG 2026
Sebrae Sergipe fortalece pequenos negócios e amplia cone...
31/07/26
SOG 2026
Eneva reforça compromisso com Sergipe e destaca expansão...
31/07/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
AZ-TECH apresenta soluções de engenharia industrial no S...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
SOG 2026
Diretora da Petrobras abre o Sergipe Oil & Gas com anál...
30/07/26
Firjan
Agrega + Indústria reúne entidades, empresas e governo p...
29/07/26
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.