EUA

PIB dos EUA cresce mais do que o esperado no 3º tri e tem melhor performance em 2 anos

Reuters, 22/12/2016
22/12/2016 17:24
Visualizações: 266 (0) (0) (0) (0)

A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que esperado inicialmente no terceiro trimestre, tendo sua melhor performance em dois anos, em meio a sólidos gastos de consumidores e salto na exportação de soja.

O Produto Interno Bruto (PIB) teve crescimento de 3,5 por cento na taxa anual, em vez do ritmo de 3,2 por cento relatado anteriormente, informou o Departamento de Comércio em sua terceira estimativa do PIB, nesta quinta-feira.

Economistas consultados pela Reuters acreditavam que o PIB cresceria 3,3 por cento no período. O crescimento foi o mais forte desde o terceiro trimestre de 2014 e vem depois do fraco desempenho de 1,4 por cento do segundo trimestre.

A produção também foi elevada por revisões para cima do investimento das empresas em estruturas e produtos de propriedade intelectual, sublinhando os fundamentos sólidos da economia, o que contribuiu para o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, elevar os juros na semana passada.

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceram 3,0 por cento no terceiro trimestre e não ao ritmo de 2,8 por cento registrado no mês passado. Ainda assim, foi uma desaceleração robusta do ritmo do segundo trimestre de 4,3 por cento.

As exportações foram revisadas para baixo para 10,0 por cento, em vez do ritmo anteriormente relatado de 10,1 por cento. Foi o ritmo mais rápido desde o quarto trimestre de 2013. A alta refletiu em grande parte o aumento nas exportações de soja, após uma safra pobre na Argentina e no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.