EUA

PIB dos EUA cresce mais do que o esperado no 3º tri e tem melhor performance em 2 anos

Reuters, 22/12/2016
22/12/2016 15:24
Visualizações: 561

A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que esperado inicialmente no terceiro trimestre, tendo sua melhor performance em dois anos, em meio a sólidos gastos de consumidores e salto na exportação de soja.

O Produto Interno Bruto (PIB) teve crescimento de 3,5 por cento na taxa anual, em vez do ritmo de 3,2 por cento relatado anteriormente, informou o Departamento de Comércio em sua terceira estimativa do PIB, nesta quinta-feira.

Economistas consultados pela Reuters acreditavam que o PIB cresceria 3,3 por cento no período. O crescimento foi o mais forte desde o terceiro trimestre de 2014 e vem depois do fraco desempenho de 1,4 por cento do segundo trimestre.

A produção também foi elevada por revisões para cima do investimento das empresas em estruturas e produtos de propriedade intelectual, sublinhando os fundamentos sólidos da economia, o que contribuiu para o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, elevar os juros na semana passada.

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceram 3,0 por cento no terceiro trimestre e não ao ritmo de 2,8 por cento registrado no mês passado. Ainda assim, foi uma desaceleração robusta do ritmo do segundo trimestre de 4,3 por cento.

As exportações foram revisadas para baixo para 10,0 por cento, em vez do ritmo anteriormente relatado de 10,1 por cento. Foi o ritmo mais rápido desde o quarto trimestre de 2013. A alta refletiu em grande parte o aumento nas exportações de soja, após uma safra pobre na Argentina e no Brasil.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.