Bacia de Santos

Plano de Desenvolvimento para Tupi e Iracema, na BS é atualizado pela Shell e parceiros

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/10/2020 18:27
Plano de Desenvolvimento para Tupi e Iracema, na BS é atualizado pela Shell e parceiros Imagem: Divulgação FPSO P-71 Visualizações: 2731

A Shell Brasil, subsidiária da Royal Dutch Shell plc, anunciou hoje (27/10) que os parceiros do Consórcio BM-S-11 assinaram um compromisso para o aprimoramento contínuo dos campos de Tupi e Iracema, na Bacia de Santos, incluindo a elaboração de um novo Plano de Desenvolvimento de Campo (PD) para BM-S-11.

Como parte deste plano de otimização, a Petrobras Netherlands B.V. adquiriu o FPSO P-71, que está em fase de construção. Sob o acordo de compra e venda, que está sujeito a condições precedentes, a Shell receberá aproximadamente US$ 252 milhões (antes de impostos), valor que será pago em parcelas nos anos de 2020 e 2021.

Um dos projetos mais produtivos da Shell em águas profundas, o campo de Tupi tem números impressionantes: com nove FPSOs instalados entre 2010 e 2019, o campo possui atualmente capacidade instalada de mais de 1,3 milhão de barris de óleo equivalente por dia, e a produção acumulada já ultrapassou 2 bilhões de barris de óleo equivalente em setembro de 2020.

Publicidade

A venda do FPSO P-71 e a atualização do PD são consistentes com o objetivo da companhia de aprimorar seu portfólio e preservar caixa no atual cenário de mercado, enquanto busca oportunidades em ativos de classe mundial como Tupi. Este acordo permite que o Consórcio siga buscando oportunidades para aumentar ainda mais o fator de recuperação do campo de Tupi, com uma maior eficiência de capital.

“Nos últimos anos, a Shell vem construindo um portfólio sólido no Brasil, e nele, Tupi aparece como o maior campo em produção no país. Além dos ativos que estão em operação, a empresa vem explorando diversas oportunidades em blocos adquiridos nos leilões mais recentes da ANP. Ao mesmo tempo que nos concentramos na segurança de nossas operações, continuamos buscando oportunidades de crescimento no momento certo, seja em ativos existentes, como Tupi, seja nas próximas rodadas de leilão,” afirmou Cristiano Pinto da Costa, diretor de Ativos do Pré-Sal da Shell Brasil.

Sobre o BM-S-11

BM-S-11 é parte de Tupi, e o consórcio é composto pela Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras (67,22%) (Operadora), Shell Brasil Petróleo Ltda. (23,02%); Petrogal Brasil S.A. (9,21%) e Pré-sal Petróleo S.A. (0,55%).

Sobre o FPSO P-71

O acordo de compra e venda do FPSO P-71 foi assinado pela Petrobras Netherlands B.V. e a Tupi B.V., uma joint-venture entre a BG Gas Netherlands Holdings B.V. (BGGN), com participação acionária de 23,15%, Petrobras Netherlands B.V., com participação de 67,59% (e gestora) e a Galp Sinopec Brazil Services B.V., com 9,26%.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.