Eólica Offshore

Plano de investir em cinco parques eólicos offshore no Brasil é divulgado pela Corio Generation

O plano conta a colaboração da brasileira Servtec para criar as estruturas fixas dos parques

Redação TN Petróleo/Assessoria
13/06/2022 11:57
Plano de investir em cinco parques eólicos offshore no Brasil é divulgado pela Corio Generation Imagem: Divulgação TN Visualizações: 570

A Corio Generation, empresa global de energia eólica offshore, anuncia hoje ( 13/6) planos de construção de parques eólicos offshore no Brasil, num total de cinco projetos de mais de 5 GW em fase inicial de desenvolvimento.

A Corio Generation é uma empresa de portfólio do Green Investment Group, da Macquarie, operando de forma independente. Criada em abril de 2022, a Corio já possui um dos maiores portfólios de desenvolvimento eólico offshore no mundo, agora com mais de 20 GW.

A Corio planeja criar cinco parques no Brasil, após a etapa de finalização da documentação e aprovação dos órgãos reguladores, em parceria com a empresa brasileira Servtec, líder em geração de energia e atuante no setor de renováveis há mais de 20 anos, com papel de destaque no estabelecimento da indústria eólica em terra no País.

A Corio e a Servtec pretendem obter arrendamento para os cinco parques com estruturas fixas em áreas marítimas do Nordeste, Sudeste e Sul, com capacidade instalada variando de 500 MW a 1,2 GW cada.

As empresas vêm trabalhando juntas há mais de 18 meses na análise de oportunidades no mercado brasileiro. Sua avaliação conjunta das áreas marítimas do País, e também das questões ambientais e técnicas, resultou na seleção desses cinco locais para os parques.

Jonathan Cole, CEO da Corio Generation, afirma que o "Brasil é abençoado com imensos recursos eólicos ao longo de sua costa, o que lhe garante uma nova fonte de energia limpa, confiável e de custo acessível. Vemos enormes oportunidades para explorar a energia eólica oceânica no Brasil, propiciando investimentos econômicos e empregos verdes ao País".

"Este é um dia histórico para a Corio, um marco da entrada de nossa empresa nas Américas. Como especialista em desenvolver a energia eólica offshore, com profunda expertise industrial e grande acesso a capital de longo prazo, a Corio tem o prazer de firmar esta parceria com a Servtec, uma das mais respeitadas geradoras de energia renovável no Brasil."

O anúncio de hoje ocorre num momento em que o governo federal do Brasil age para diversificar o mix de energias renováveis do País, liberando para exploração a capacidade eólica offshore ao longo da costa. Um decreto publicado em janeiro regulamenta a exploração da energia eólica offshore.

Os ventos favoráveis ao longo de sua costa de cerca de 8.000 quilômetros fazem do Brasil um novo grande mercado em expansão para a energia eólica offshore. Os fatores que impulsionam o setor incluem a necessidade de identificar novas fontes de energia renovável de baixo custo e a crescente demanda por eletricidade em áreas costeiras densamente povoadas.

Para Lauro Fiuza Neto, sócio-diretor da Servtec Energia, "é uma honra para a Servtec unir forças com a Corio para apoiar projetos de energia eólica offshore no Brasil. Como player de longa data na indústria da energia renovável, nós lideramos os esforços para construir um mercado de energia eólica em terra,  atualmente de 22 GW. Estamos mais uma vez animados para embarcar em uma jornada para criar uma fonte complementar de energia limpa no Brasil, rumo a uma economia de baixo carbono no futuro".

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

10