Infraestrutura

Plano que orienta expansão do Porto de Paranaguá é aprovado

O PDZPO foi elaborado pela Appa juntamente com a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans). Quando concluído, o documento foi submetido ao Conselho de Autoridade Portuária e à Comis

APPA
07/08/2012 09:14
Visualizações: 718
O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto Organizado de Paranaguá (PDZPO) foi aprovado por unanimidade na manhã de segunda-feira (6), durante reunião extraordinária do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Elaborado a partir das diretrizes da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), o plano estabelece o plano de desenvolvimento nos próximos 20 anos.

“O Plano de Zoneamento é a linha mestre de qualquer porto. Ele nos dá um diagnóstico e um prognóstico da situação e possibilita planejarmos o futuro do porto. É uma grande conquista e um avanço, nos permitindo executar com mais precisão, clareza e transparência o Programa de Governo”, afirmou o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho.

O PDZPO foi elaborado pela Appa juntamente com a Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) e o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans). Quando concluído, o documento foi submetido ao Conselho de Autoridade Portuária e à Comissão Especial de Acompanhamento do PDZPO. A comissão que analisou o plano, durante aproximadamente dois meses, contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil, que sugeram alterações e melhorias, até chegar no produto final que foi aprovado.

Este é o primeiro plano de desenvolvimento e zoneamento feito em total consonância com o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), do Governo Federal, e em conformidade com todas as resoluções ambientais vigentes.

“Estamos há 10 anos sem um plano semelhante, ele nos possibilitará colocar o plano de governo em ação estabelecido pelo Governo Beto Richa, viabilizar as parcerias público-privadas e buscar recursos para os projetos de expansão, junto ao governo federal”, disse o superintendente dos portos paranaenses, Luiz Henrique Dividino.


Destaques

O Plano de Zoneamento destaca a possibilidade de o porto diversificar e dobrar o volume de carga nos próximos 20 anos. Isso significa dizer que o porto, que atingiu um volume de 41 milhões de toneladas movimentadas em 2011, poderá chegar a mais de 80 milhões.

Também foram redesenhadas novas áreas de expansão em Antonina, Imbocuí/Emboguaçu e em Pontal do Paraná, num total de 50 milhões de metros quadrados disponíveis para crescimento de área e retro área. Mesmo com esse crescimento previsto, o porto ainda vai conseguir manter 80% de área preservada na baía.

O PDZPO prevê ainda melhoria direta no escoamento de granéis sólidos para exportação de açúcar, soja, milho, farelo; melhorias no recebimento de fertilizantes, sobretudo na redução dos custos logísticos de sobre estadia e expansão no segmento de líquidos a granel.

Todos os empreendimentos previstos visam atender a determinação do Governador do Paraná Beto Richa, no sentido de atender as necessidades dos produtores rurais e da indústria paranaense.


Avanço

O presidente do CAP, Wilson do Egito Coelho Filho, destacou o processo democrático que levou a elaboração final do PDZPO de Paranaguá. “Todo plano de desenvolvimento e de zoneamento é fruto de uma relação entre o porto e a cidade porque o desenvolvimento do porto impacta na cidade e a cidade se beneficia deste desenvolvimento de diversas formas. Mas a busca de um equilíbrio é o principal desafio e que muitas vezes gera conflito. Mas com todos sentados discutindo e aprovando este documento por unanimidade, comprova-se que aqui o exercício da cidadania foi exercido”, disse.

“O PDZPO, pela primeira vez, foi elaborando visando a integração entre o porto e a cidade promovendo a harmonização dos conflitos urbanos, sem deixar de lado os cuidados com o meio ambiente e a redução dos impactos da atividade portuária junto a comunidade do entorno”, afirma Dividino.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
Nova descoberta de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
26/03/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de janeiro para...
26/03/26
IBEM26
Práticas ESG do setor de energias renováveis são destaqu...
26/03/26
IBEM26
Jerônimo Rodrigues destaca potencial da Bahia na transiç...
26/03/26
Bacia de Campos
Petrobras irá investir R$ 25,4 milhões em novos projetos...
26/03/26
IBEM26
ABPIP destaca papel dos produtores independentes na inte...
25/03/26
Workshop
Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offsh...
25/03/26
iBEM26
Bahia Gás aposta em gás natural e biometano para impulsi...
25/03/26
iBEM26
iBEM 2026 começa em Salvador com debates sobre segurança...
25/03/26
Indústria Naval
BR Offshore lança pedra fundamental de complexo logístic...
24/03/26
Resultado
Constellation Oil Services registra EBITDA ajustado de U...
24/03/26
Bacia de Campos
Equinor inicia campanha de perfuração do projeto Raia
24/03/26
Macaé Energy
Atlas Copco Rental tem participação destaque na Macaé En...
24/03/26
Energia Eólica
Equinor fortalece portfólio de energia no Brasil
23/03/26
Macaé Energy
LAAM Offshore fortalece presença estratégica no Macaé En...
23/03/26
IBEM26
iBEM 2026 reúne especialistas e discute futuro da energia
23/03/26
Crise
Conflito entre EUA e Irã: alta do petróleo pressiona cus...
20/03/26
P&D
Pesquisadores da Coppe desenvolvem técnica inovadora par...
20/03/26
Leilão
TBG avalia como positivo resultado do LRCAP 2026 e desta...
20/03/26
Macaé Energy
Lumina Group marca presença na Macaé Energy 2026
20/03/26
Resultado
Gasmig encerra 2025 com lucro líquido de R$ 515 milhões ...
20/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23