Ceará

Plataforma de Paracuru e Pecém

<P>A plataforma de refino de petróleo da Petrobras no Ceará vai deixar de utilizar gás natural como combustível para o seu funcionamento e passará a utilizar energia elétrica. Para tanto, está sendo construído um cabo com 53 quilômetros de extensão ligando a plataforma de Paracuru ao Compl...

Diário do Nordeste
25/01/2007 22:00
Visualizações: 5209

A plataforma de refino de petróleo da Petrobras no Ceará vai deixar de utilizar gás natural como combustível para o seu funcionamento e passará a utilizar energia elétrica. Para tanto, está sendo construído um cabo com 53 quilômetros de extensão ligando a plataforma de Paracuru ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante. Segundo o gerente setorial de Operação da Produção no Ceará, Mário Sérgio Magalhães Rodrigues, serão mobilizados investimentos da ordem de US$ 10 milhões.

“Esperamos colocar o cabo em funcionamento ainda em novembro deste ano”, revela Magalhães. Quando estiver realizando o fluxo de energia, o cabo representará um deslocamento mensal de 50 mil metros cúbicos de gás, hoje empregados com a própria plataforma. A energia acrescerá consideravelmente os 180 mil metros cúbicos que hoje são destinados ao mercado consumidor interno.

O gerente setorial da Petrobras esclarece que a troca da fonte de energia representará economia apesar de importar em custo superior ao cobrado pela energia hidráulica.

“Reduziremos nossos custos com a manutenção e poderemos deslocar mão-de-obra, além dos lucros obtidos com a venda do gás natural”, explica.

O combustível, que vem sendo vedete de debates por conta de sua escassez no mercado interno será comercializado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás). Conforme informou o gerente da unidade, a estrutura da subestação no mar de Paracuru para adequar-se ao novo suprimento já está montada.

A estatal aguarda apenas definir os termos para a construção da “subestação rebaixadora”, que converterá a energia para o perfil adequado´, no solo de São Gonçalo, conclui Mário Sérgio Magalhães.

53 Km é a extensão do cabo elétrico que ligará a plataforma de Paracuru ao Pecém.

Fonte: Diário do Nordeste

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Petrobras
Caracterização geológica do Pré-Sal com projeto Libra Ro...
03/03/26
Resultado
Espírito Santo retoma patamar de produção e ABPIP aponta...
03/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Economia
Firjan defende fortalecimento da credibilidade fiscal pa...
03/03/26
Dia Internacional da Mulher
Cladtek lança programas para ampliar oportunidades para ...
03/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.