ANP

PMDB rejeita indicado de Dilma para a Agência

Valor Econômico
13/04/2005 00:00
Visualizações: 875

Em dois movimentos simultâneos realizados ontem, o PMDB do Senado aprofundou e expôs uma crise nas relações do partido com o governo, até então contida aos bastidores. A falta de preenchimento de cargos federais reivindicados pelos pemedebistas, o desgaste imposto à senadora Roseana Sarney (PFL-MA), convidada, mas não nomeada para o ministério, e o "fogo amigo" do PT contra o ministro Romero Jucá (Previdência Social) estão na origem da crise.
No primeiro movimento, o PMDB, articulado pelo líder Ney Suassuna (PB) e pelo senador Valdir Raupp (RO), rejeitou, por 12 votos a 11, na Comissão de Infra-Estrutura do Senado, a indicação de José Fantini para a diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O indicado para a outra diretoria vaga na agência, Vitor Martins, foi aprovado por 20 a 3.
Paralelamente, foram recolhidas assinaturas de apoio da bancada a Jucá. Dos 23 senadores, 21 assinaram. Ficaram de fora Pedro Simon (RS) e Gerson Camata (ES). Em junho de 2003, o PMDB também comandou a rejeição de Luiz Alfredo Salomão para a ANP para enviar recado de insatisfação ao governo.
Na época, o PMDB aproveitou-se de um problema pessoal do senador José Sarney (AP) com Salomão, que dez anos antes tentara a quebra do sigilo de Roseana, na CPI do Orçamento. Fantini não tem objeções pessoais na bancada do PMDB, o alvo era a ministra Dilma Rousseff (Minas e Energia). A sigla reivindicava uma diretoria da Eletronorte (o presidente da estatal já é indicação do senador Sarney), mas a ministra preferiu nomear um irmão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que fora secretário de Finanças do ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson (PT).
A nomeação foi o elemento de combustão da bancada do PMDB no Senado, onde a sigla é vital para o governo formar maioria. Além da diretoria da Eletronorte, os pemedebistas esperam ainda por cargos prometidos no Banco do Nordeste, na Fundação dos Correios e na Infraero do Distrito Federal. Dilma Rousseff está na mira dos partidos aliados em geral. Alegando exercer um cargo técnico, a ministra não convida deputados para as viagens e só a muito custo concordou em ceder uma diretoria da Petrobras para o PP, a Petroquisa para o PTB e a Transpetro para o PMDB.
"Os senadores do PMDB sentem-se no dever de refutar as acusações divulgadas (contra Jucá), por serem denúncias vazias não baseadas em nenhuma prova, ataques sobre antigas acusações de adversários políticos do seu Estado, já totalmente esclarecidos", diz a nota do PMDB.
Para Suassuna, a bancada "não se conforma" com a execração pública de Jucá. Segundo ele, o ministro não pode ser condenado antes de a Procuradoria Geral da República analisar todo o material que ele apresentará em sua defesa. Como presidente do Senado, Renan Calheiros, que indicou Jucá, tentou por panos quentes na crise e disse que José Dirceu (Casa Civil) já declarou que o ministro tem a "confiança de Lula". Mas Renan também está insatisfeito com a relação PMDB-governo e a rede de intrigas que estaria sendo alimentada pelo PT para minar a aliança do partido com Lula em 2006.
Criando constrangimento, o ex-governador Anthony Garotinho, que esteve ontem com Renan, disse que cabe a quem indica defender os indicados. "Esse é um assunto que cabe às pessoas que indicaram. Eu não indiquei, então não posso falar nada". Segundo Calheiros, nada nas denúncias é novo: o governo teve conhecimento prévio dos fatos .
O PMDB também dá demonstrações de que o governo precisa mudar a articulação. "Continuamos sem interlocutores aqui. Há problemas de nomeações em todos os lados (as nomeações são atribuição da Casa Civil). No caso da ANP, queríamos derrotar a ministra Dilma (Minas e Energia), que tem adversários no Senado e hostilizou políticos de todos os partidos, inclusive do PT", admitiu um senador pemedebista.
A situação de Fantini não está encerrada: sua indicação vai ser votada no plenário do Senado, porém com o parecer contrário da comissão. Essa solução, pouco usual, foi referendada pela mesa da Casa: " O entendimento da mesa é que é possível sim (a análise de indicação de nome rejeitado em comissão) " , afirmou Renan Calheiros.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25