<P>O Partido dos Trabalhadores é o que, individualmente, venceu essa eleição, pois manteve o seu parlamentar (Cláudio Costa), aumentou expressivamente a votação para a Câmara Municipal - fez 21.166 votos (Frente Popular - 27.415), ampliou sua bancada e tem o vereador eleito mais votado da his...
Jornal Agora - RSO Partido dos Trabalhadores é o que, individualmente, venceu essa eleição, pois manteve o seu parlamentar (Cláudio Costa), aumentou expressivamente a votação para a Câmara Municipal - fez 21.166 votos (Frente Popular - 27.415), ampliou sua bancada e tem o vereador eleito mais votado da história do Rio Grande (Alexandre Lindenmeyer, com 6.927 votos). A afirmação é do presidente do Diretório Municipal do PT, Halley Lino de Souza, destacando ainda que o partido obteve a maior votação da história da esquerda para a Prefeitura rio-grandina. Foram 46.274 votos, apesar de a Frente Popular, composta de três partidos (PT, PCdoB e PTC), ter concorrido com uma coligação de 11 agremiações partidárias.
No seu entender, isso significa que a população credencia o PT e a Frente Popular como alternativa política para a Prefeitura do Rio Grande. Para ele, vários fatores contribuíram para esse crescimento do Partido dos Trabalhadores no Município, sendo que o Pólo Naval foi preponderante. O governo Lula, desde 2002, teve uma atuação que nenhum outro teve e isso foi referendado nas urnas. Agradecemos ao militante Lula, que tem sua história confundida com a do PT e entendeu a importância da disputa que estava ocorrendo em Rio Grande. E fez questão de dizer aqui que o Pólo Naval só começou devido à decisão dele de investir na indústria naval e direcionar para cá recursos que antes iam para o exterior. Qualquer participação de outros governos é secundária, afirmou.
Outros fatores que contribuíram para o crescimento do partido, segundo Souza, foi a organização da sigla, o forte planejamento da campanha e a elaboração de propostas que foram muito bem entendidas pela população, como a de construção do Hospital de Pronto-socorro Municipal na Zona Oeste, traduzidas em programas de TV de alta qualidade. E, principalmente, a figura do candidato a prefeito Dirceu Lopes, que teve coragem de enfrentar um cenário político adverso, dito por muitos já determinado. Ele estava no Ministério da Pesca, atendeu o chamado do partido e embalou a militância. A votação expressiva de Dirceu Lopes foi responsável pelo aumento da participação do PT e da Frente Popular na Câmara Municipal, salientou.
Para Halley Souza, considerando os votos obtidos por Dirceu Lopes, a Frente Popular tem o respaldo de 40,99% da comunidade que não queria o continuísmo e vai defender os interesses da população com forte atuação de sua bancada na Câmara Municipal. O que for bom, será aprovado. O que for ruim, terá uma resposta muito forte nossa, concluiu.
Fale Conosco
22