Meio ambiente

Por meio do Programa ReduZa, Raízen garante uso eficiente da água em suas operações

Instituída na safra 15’16, a iniciativa busca gerir o consumo de água da companhia ao incentivar a busca contínua pelas melhores práticas e a redução do impacto ambiental nos recursos ligados à gestão hídrica

Redação TN Petróleo/Assessoria
10/02/2022 13:45
Por meio do Programa ReduZa, Raízen garante uso eficiente da água em suas operações Imagem: Divulgação Visualizações: 3396

Referência global em bioenergia, a Raízen acaba de anunciar os resultados conquistados com seu programa de adoção de boas práticas em gestão hídrica. A companhia dispõe, desde 2015, do ReduZa, que incentiva as melhores práticas para reuso de águas nas operações industriais e o aproveitamento da própria água proveniente da cana-de-açúcar, reduzindo, assim, o consumo e a captação de fontes externas. Por meio desta iniciativa, recentemente a empresa obteve uma redução no volume total de água captada de 11 bilhões de litros em comparação à safra anterior (20’21), o que representa um delta de 15% a menor, muito impactado pela quebra de cana e redução na quantidade processada.

O programa, que tem como meta diminuir a pegada hídrica nos processos, vem atingindo resultados significativos com boas práticas de aproveitamento dentro das unidades industriais. Até o momento, a empresa conquistou uma redução de 1,8 bilhão de litros captados nesta safra, se comparado com a mesma base de moagem do período anterior. O volume é suficiente para abastecer uma cidade de mais de 44 mil habitantes – em linha com a recomendação da ONU de 110 litros/dia por habitante. Ao todo, a redução foi de 2,4% em metros cúbicos por tonelada de cana moída (m3/TC), neste caso sem a influência da quebra de cana, sendo totalmente ligada ao ganho em eficiência hídrica. O número contempla os 31 parques de bioenergia da Raízen em operação, incluindo as oito unidades que eram da Biosev e foram adquiridas pela companhia neste ano.

Diante de um ecossistema integrado de negócios, que atua desde o cultivo e processamento da cana-de-açúcar até a distribuição de combustíveis, a Raízen busca que seus parques de bioenergia em operação tenham máximo aproveitamento da água da cana-de-açúcar e das águas quentes do processo, reduzindo as demandas de captação de água de fontes (subterrâneas e superficiais). Com o programa, a companhia tem por objetivo capturar o máximo de valor do reuso de águas, aliando gestão hídrica à conservação de energia e aumento de eficiência.

Nesse cenário, o ReduZa incentiva o aproveitamento de condensado de vapor em etapas da produção, consumindo menos água nesses processos e estimulando a concentração de vinhaça com o devido aproveitamento do condensado gerado, contribuindo assim para a adubação do solo. A otimização no processo das caldeiras de alta pressão também auxilia no ganho de produtividade da indústria, principalmente com o bagaço, que pode ser utilizado na cogeração de energia elétrica.

O programa reforça ainda a agenda de sustentabilidade da Raízen e contribui diretamente para o desenvolvimento eficiente dos negócios. Em 2020, a empresa assumiu compromissos públicos para até 2030, alinhados a 16 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da agenda global da Organização das Nações Unidas (ONU), dentre eles, reduzir a captação de água em 10%. Nos últimos dez anos a companhia já reduziu em 50% o consumo total de água em suas operações.

Para o gerente da Qualidade Integrada da Raízen, José Orlando, a empresa acredita que as boas práticas incentivam os times no uso racional dos recursos hídricos, garantindo maior geração de valor e perenidade dos negócios. “Estamos atentos a todas as alternativas disponíveis que possam impactar positivamente os processos, reforçando nossa atenção ao desenvolvimento de ações cada vez mais sustentáveis. Como a busca pela redução do uso da água, aliado à conservação de energia, focamos em obter o máximo aproveitamento em nossas operações e, com isso, conseguimos colocar em prática valores elementares do negócio, como os princípios da economia circular”, afirma Orlando.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.