A companhia é patrocinadora master do festival, que movimenta a cena cultural gaúcha até 16 de fevereiro.
Redação TN Petróleo, Agência PetrobrasA Petrobras é a patrocinadora master do Porto Verão Alegre, festival multicultural que movimenta a capital gaúcha até 16 de fevereiro. O projeto é o primeiro a ser realizado dentre os contemplados na Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, a maior edição já realizada pela companhia, no valor de R$ 250 milhões.
O festival, que nasceu em 1999 com o objetivo de valorizar a classe artística gaúcha e gerar trabalho em um momento em que a cena artística costumava ficar em pausa, potencializa nesta 26ª edição a valorização dos artistas locais, fomentando o segmento que ainda se recupera da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio. “A Petrobras está priorizando a contratação de patrocínios provenientes do estado. Além do Porto Verão Alegre, outros dez projetos do Rio Grande do Sul foram contemplados na Seleção Petrobras Cultural”, explica a gerente de Patrocínios da Petrobras, Alessandra Teixeira.
Os outros projetos selecionados no Petrobras Cultural são: A Sbørnia Kontr’Atracka, Festival Kino Beat, Casa de Cultura Mário Quintana, Arquivo Implacável da Memória, Animextreme, Cia Rústica, Winged 2, Uma Vida no Rincão, Bienal de Artes Visuais do Mercosul e Quilombo do Sopapo Sempre!.
Nesta edição, o evento tem o número recorde de 170 atrações de teatro, música e dança. As apresentações acontecem em 20 espaços diferentes em Porto Alegre e região metropolitana. A expectativa é gerar empregos temporários e renda para mais de mil artistas em um período intenso de 39 dias de programação.
Atuação em diversas frentes
Além de priorizar a contratação dos projetos do Rio Grande do Sul contemplados na Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos, a companhia prossegue dando apoio ao estado por meio do Programa Movimento Petrobras pelo Rio Grande, lançado em novembro de 2024. Com investimento previsto de cerca de R$ 100 milhões, a companhia atuará nos próximos dois anos em quatro eixos direcionados a meio ambiente, sociedade, ativos da empresa e relações institucionais.
O Sistema Petrobras tem grande importância na economia da região com a presença da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), da Usina Termoelétrica de Canoas, de terminais aquaviários e de mais de 140 km de dutos operados pela Transpetro.
Fale Conosco