Tecnologia

Portêineres chegam ao Porto de Imbituba

Os novos equipamentos, que prometem trazer mais tecnologia ao Porto de Imbituba, foram adquiridos pela Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres e Carga Geral, no valor de US$ 15 milhões. Os novos guindastes são da fabricante chinesa ZPMC, têm capacida

Codesa
01/08/2011 16:51
Visualizações: 822 (0) (0) (0) (0)
Depois de 40 dias em alto-mar, os novos equipamentos que prometem trazer mais tecnologia ao Porto de Imbituba chegaram na manhã desse sábado (18). Os Portêineres foram adquiridos pela Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres e Carga Geral, no valor de US$ 15 milhões. A ação faz parte de uma padronização operacional que a empresa deseja fazer em seus três terminais - Tecon Imbituba (SC), Tecon Vila do Conde (PA) e Tecon Santos (SP), que está entre os mais eficientes do mundo e atualmente o maior da América Latina.

Os novos guindastes são da fabricante chinesa ZPMC, tem capacidade de atender as maiores embarcações do mundo e operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés ou um contêiner de 40 pés. Cada portêiner tem capacidade de 65 toneladas em contêineres e a capacidade máxima para cargas especiais pode chegar a 80 toneladas. A aquisição desses equipamentos possibilitará ao Porto de Imbituba receber navios de geração Super Post Panamax. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações.

“O Porto de Imbituba é um dos portos mais bem localizados e estratégicos do país. Com os investimentos feitos pela Santos Brasil nos últimos anos, o Terminal de Cargas e Contêineres (Tecon Imbituba) quer se posicionar entre um dos melhores do mundo e tão logo receber linhas da Ásia, Europa e Américas. Com todo o investimento, quem ganhará com isso é o Porto e o município de Imbituba como um todo ” disse o administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.

O investimento total previsto pela Santos Brasil para Imbituba é de cerca de R$ 440 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local. Com a finalização das obras de ampliação do porto, o inicio das operações dos portêineres Super Post Panamax (previsto para agosto) e o aprofundamento do calado (este último com recursos da União), a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional.

“A chegada desses portêineres é um marco importante tanto para a Santos Brasil quanto para a região sul. Com a finalização das obras de ampliação do terminal e os novos equipamentos, o Porto de Imbituba estará apto para a atracação de navios com 8.600 Teus já no segundo semestre desse ano, beneficiando diretamente toda a comunidade, a indústria e a cadeia logística do Sul do pais" explica Bruno Figurelli, superintendente do Tecon Imbituba.

Para o Prefeito de Imbituba, abrigar um porto que está em pleno desenvolvimento é fundamental para que o município se posicione como uma cidade pólo no sul do Brasil. “O Porto de Imbituba saiu da inércia e começou a receber investimentos importantes nos últimos anos. Com o aumento na movimentação de cargas, conseqüentemente, o porto conseguiu melhorar seu conceito e a sua credibilidade no mercado. A chegada desses dois guindastes hoje faz parte de uma nova realidade que o porto está vivendo e junto com isso vem o desenvolvimento para Imbituba” disse José Roberto Martins, prefeito de Imbituba.

Além da aquisição dos equipamentos, a Santos Brasil investe na ampliação dos berços 1 e 2 do Porto de Imbituba. A primeira fase da obra contemplou a liberação de 300m de cais, entregues em novembro do ano passado. Até o fim de outubro desse ano, as obras estarão concluídas e o terminal contará com 660m de comprimento.

Já através de recursos do PAC 2, do Governo Federal, estão previstas duas importantes obras para o porto. A primeira é a dragagem de aprofundamento do calado de 11 para 15m. A outra é a ampliação da VAP (Via Arterial Principal) que possibilitará uma maior trafegabilidade para caminhões que saem da BR 101 em direção ao porto.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
IBP
Programa NAVE avança com 21 startups do setor de energia
18/08/25
Bacia de Campos
ANP interdita FPSO Peregrino
18/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra edição com recorde de públi...
18/08/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado sobem na segunda semana de ago...
18/08/25
Emprego
Firjan alerta: aumento do FOT cria tarifaço fluminense e...
15/08/25
Pré-Sal
PRIO vence disputa por carga de Atapu e pela primeira ve...
15/08/25
Petrobras
Com 225 mil barris/dia, FPSO Almirante Tamandaré bate re...
15/08/25
Resultado
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre os port...
15/08/25
Etanol de milho
Biocombustível impulsiona uso do milho e amplia fronteir...
15/08/25
ANP
TIP ANP: 3ª edição do evento debateu temas relacionados ...
15/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22