Santos

Porto começa os trabalhos de derrocagem

Os trabalhos de derrocagem do canal de navegação do Porto de Santos foram iniciados ontem (20). O projeto prevê a retirada de parte das pedras de Tefé e Itapema, que estão submersas no estuário. A obra será realizada pela Ster Engenharia, vencedora do

A Tribuna
21/09/2011 08:21
Visualizações: 1144

Os trabalhos de derrocagem do canal de navegação do Porto de Santos foram iniciados ontem (20). O projeto prevê a retirada de parte das pedras de Tefé e Itapema, que estão submersas no estuário. De acordo com o presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, a primeira implosão deve ocorrer até sexta-feira (23). No momento em que os explosivos forem acionados, o canal será interditado.

A remoção das pedras é necessária porqueas duas dificultam a navegação no cais santista. Devido a sua localização, o leito navegável do canal acaba sendo estreitado.

A Pedra de Tefeé fica entre o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini e os silos do Armazém 26, a 12,5 metros de profundidade. Já a outra rocha, a de Itapema, está a dez metros de profundidade, na direção do Armazém 12, em frente ao Forte de Itapema, em Vicente de Carvalho.

A derrocagem faz parte do projeto de aprofundamento do canal de navegação do Porto. Como procedimento, a largura do canal passará de 150 para 220 metros.

A obra será realizada pela Ster Engenharia, vencedora do processo licitatório realizado pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), no ano passado. O serviço custará R$ 25.592.142,96 e será pago com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.