Bahia

Porto de Ilhéus registra aumento de 95% na movimentação de carga

A movimentação de carga no Porto de Ilhéus, no primeiro trimestre de 2011, teve um aumento de 95 %, comparado ao mesmo período de 2010. De janeiro a março do ano passado foram registradas 15.900 toneladas, e o mesmo período de 2011 somam 30.900 toneladas.&n

A Tribuna
05/05/2011 07:53
Visualizações: 1713
A movimentação de carga no Porto de Ilhéus, no primeiro trimestre de 2011, teve um aumento de 95 %, comparado ao mesmo período de 2010. De janeiro a março do ano passado foram registradas 15.900 toneladas, e o mesmo período de 2011 somam 30.900 toneladas. Este incremento deve-se ao início da operação com embarque de minério de níquel, produzido no município de Itagibá, no sul da Bahia. A previsão é transportar cerca de 50 mil toneladas/ano do minério de níquel pelo Porto.
 
 
O Porto de Ilhéus nos últimos anos passou por mudança no seu perfil, e está sendo considerado como um equipamento fundamental na recuperação econômica da região Sul-Sudeste da Bahia, além das zonas fronteiriças do Norte dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. 
 

O Porto tem grande potencial para apoiar à atividade petrolífera e, no futuro, pode servir de base as operações offshore, o que irá aumentar a capacidade de recebimento e escoamento de cargas. Atualmente, se destaca na exportação de soja, concentrado de níquel e óxido de magnésio e tem despontado no segmento do turismo, recebendo muitos navios de cruzeiros no período de alta temporada.
 

A Codeba tem planos de investir na dragagem de aprofundamento para 14 metros, na ampliação de sua retroárea primária e na implementação de um canal de tráfego direto e livre, de modo a garantir a atração de novos volumes de cargas para o Porto de Ilhéus. 
 

Outro empreendimento que deve dar impulso à atividade do porto é a implantação da Ferrovia Leste-Oeste, que pode ser iniciada ainda em 2011. Obra relacionada ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, a ferrovia tem traçado ligando o Porto de Ilhéus ao Centro-Oeste do Brasil, passando por diversos pólos produtores de grãos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Evento
ABPIP realiza 1º Workshop ABPIP + ANP 2026 sobre especif...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Gasodutos
ANP fará consulta pública sobre valoração da Base Regula...
27/02/26
ANP
Combustível do Futuro: ANP aprova duas resoluções para r...
27/02/26
Evento
ONIP formaliza Comitê de Empresas em evento na Casa Firjan
27/02/26
Pessoas
Abegás elege nova composição do Conselho de Administraçã...
27/02/26
Firjan
Mesmo com tarifaço, petróleo faz corrente de comércio do...
26/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Resultado
ENGIE Brasil Energia cresce 14,6% em receita e investe R...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Premiação
BRAVA Energia recebe prêmio máximo na OTC Houston pelo p...
25/02/26
Documento
ABPIP apresenta Agenda Estratégica 2026 ao presidente da...
25/02/26
Câmara dos Deputados
Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na tr...
25/02/26
FEPE
O desafio de formar e atrair talentos para a indústria d...
24/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
24/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.