Dragagem

Porto de Imbituba debate a dragagem de manutenção do canal de acesso

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/02/2024 16:00
Porto de Imbituba debate a dragagem de manutenção do canal de acesso Imagem: Divulgação Visualizações: 1205

Um dos temas de grande relevância para o Porto de Imbituba e a comunidade em geral, a dragagem de manutenção do canal de acesso, foi discutida na semana passada pela diretoria da SCPAR Porto de Imbituba e colaboradores da Autoridade Portuária.

A dragagem de manutenção é uma atividade que consta no licenciamento ambiental do Complexo Portuário (LAO 4647/2022) e segue sendo realizada de forma quase ininterrupta como uma ação rotineira. A dragagem tem como foco manter a segurança na navegação e a manutenção da profundidade homologada pela Marinha do Brasil.

Basicamente a dragagem consiste na limpeza, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material contido no fundo do mar. É importante ressaltar que o despejo do material dragado acontece em área licenciada, em alto mar, com a autorização do órgão ambiental.

As áreas pré-determinadas para dragagem de manutenção no Porto de Imbituba são: os berços 1, 2 e 3, entre berços, retaguarda do Cais 3, bacia de evolução e o canal de acesso. O volume aproximado a ser dragado foi estabelecido com base nos dados históricos de dragagem e de sedimentação no Porto de Imbituba, assim como em estudos hidrodinâmicos realizados para verificação dos componentes responsáveis pelo transporte de sedimentos e quais os tipos de sedimentos depositados nas áreas dentro da poligonal portuária.

Conforme explica José João Tavares, Diretor de Planejamento e Operações da SCPAR Porto de Imbituba, “a dragagem de manutenção é essencial para o Porto manter seus parâmetros de profundidade adequados à realização de manobras e operações portuárias com segurança”.

“A ação é de extrema importância para mantermos os calados operacionais que hoje são de 11,5 metros no berço 3 e de 13,5 metros nos berços 1 e 2, sendo um dos maiores entres os Portos do Sul do Brasil”, garante Cássia Reis, Chefe do Departamento de Operações Portuárias da SCPAR Porto de Imbituba.

Vale destacar que para a atividade de dragagem de manutenção existe um Programa de Monitoramento específico, definido dentro da Licença Ambiental de Operação do Porto de Imbituba, o qual inclui a biota marinha, qualidade da água do mar e sedimentos marinhos. “A dragagem é uma atividade comum aos portos do mundo, porém isso não quer dizer que ela possa ocorrer sem o devido cuidado e atenção com o meio ambiente” ressalta Camila Amorim, Analista de Oceanografia do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da SCPAR Porto de Imbituba.

Conforme explica Marcos Juliano de Souza, Fiscal do contrato de dragagem e atuante no Departamento de Engenharia e Infraestrutura da SCPAR Porto de Imbituba, “a dragagem de um canal portuário se refere ao processo de remoção de sedimentos, detritos, argila, elementos da própria natureza trazidos pela corrente marítima e que acabam parando no leito das praias e entrando na área portuária; isso acaba fazendo que a área de navegabilidade perca profundidade, dificultando a entrada de navios no porto. Desta maneira e para manter ou aumentar a profundidade do canal portuário, a dragagem é fundamental para certificar a qualidade e as condições de navegabilidade das embarcações”.

A dragagem de manutenção terá como foco principal nos próximos meses o canal de acesso do porto, para que as profundidades sejam mantidas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Bacia de Campos
ANP autoriza retorno da produção do FPSO Peregrino
17/10/25
Exportação
Petrobras irá vender seis milhões de barris de petróleo ...
17/10/25
OTC Brasil 2025
Equinor marca presença na OTC Brasil 2025 e apresenta so...
17/10/25
Parceria
Nexio fecha parceria com Porto do Açu para projetos de i...
16/10/25
Bacia de Santos
Bacalhau, maior campo internacional da Equinor, inicia o...
16/10/25
Evento
PortosRio marca presença na Rio+Agro 2025
14/10/25
PPSA
PPSA publica edital do Leilão de Áreas Não Contratadas
09/10/25
Rio de Janeiro
Porto Sudeste é premiado por projeto "Mulheres Extraord...
09/10/25
Indústria Naval
Amazonas tem R$ 1,25 bilhão em obras navais contratadas ...
07/10/25
Petrobras
Novas embarcações de apoio a sistemas submarinos serão c...
07/10/25
Pré-Sal
FPSO P-91 que será instalado no campo de Búzios tem cont...
03/10/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de capacitação d...
02/10/25
Pré-Sal
Vindo estaleiro Benoi, em Singapura o FPSO P-78 chega ao...
01/10/25
Amazonas
Amazonas vai receber investimentos de R$ 1,7 bi do Fundo...
29/09/25
Margem Equatorial
Ibama aprova Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada p...
25/09/25
Investimentos
Com investimentos de R$ 436 mi, portos de Santa Catarina...
24/09/25
Oportunidade
Petrobras abre mais de 700 vagas para jovens aprendizes ...
24/09/25
Bacia de Campos
A Equinor, empresa global de energia presente no Brasil ...
24/09/25
Comércio Exterior
Importações crescem 4,8% e balança comercial marítima do...
22/09/25
Contrato
OceanPact assina contratos com a Petrobras para monitora...
18/09/25
Pessoas
ABESPetro elege novo Conselho de Administração para biên...
17/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23