Redação TN Petróleo/Assessoria
Seguindo o desenvolvimento do segmento portuário e os avanços econômicos, o Porto de Imbituba busca atingir a vultosa meta de 50 milhões de reais em obras, muitas delas já estão em execução e outras estão em processos licitatórios e tem previsão para início até o final de 2024. O valor deverá ser ainda maior, já que há projetos e avaliações em fase de análise e estudos.
A maior obra já realizada pelo Porto de Imbituba é a do Cais 3, com a execução do reforço, recuperação e ampliação da plataforma, que prevê investimentos na casa dos 92 milhões de reais. Este é o maior investimento da história da SCPAR Porto de Imbituba e uma ação fundamental para viabilizar as condições necessárias para o incremento das operações portuárias nos próximos anos, ampliando a capacidade de recebimento de embarcações e equipamentos de maior porte.
O Cais 3 foi construído há cerca de 40 anos e ainda hoje é responsável por cerca de 32% da movimentação do Porto. Seu reforço vai permitir a instalação de um shiploader (equipamento automatizado para carregamento e descarregamento de cargas), possibilitando aumentar sua produtividade. Dentre as melhorias no cais, estão os reparos superficiais e profundos no concreto, colocação de pavimento rígido em parte da retroárea, reforço estrutural das estacas de sustentação, o que alarga o berço em aproximadamente 2,5 metros, readequação da drenagem e construção de dois dolfins de atracação/amarração de embarcações, para viabilizar o recebimento de navios maiores, passando do limite atual de 200 metros (LOA Length Overall – Comprimento total) para embarcações com até cerca de 270 metros.
Após a conclusão das obras, estão previstos novos investimentos em parceria com a iniciativa privada, mediante arrendamentos, os quais deverão incluir a interligação de esteiras aos armazéns graneleiros existentes e ao Berço 3, bem como um shiploader que será capaz de triplicar a produtividade operacional do Berço e consolidar o Porto de Imbituba no mercado de graneis vegetais.
Estão previstos investimentos para a dragagem e derrocagem do berço 1 e mais o dolfim do berço 2, este já contratado pelo Porto. Com tais ações, a Autoridade Portuária irá expandir a linha de atracação entre o Cais 1 e 2 dos atuais 660 metros para 710 metros, permitindo até três navios simultâneos com maior frequência, ampliando a capacidade operacional do Porto de Imbituba.
Previsto ainda para 2024, reconhecidamente um importante e estratégico passo para a transformação digital do Porto de Imbituba, a implantação de um novo data center. O projeto visa aprimorar as condições de segurança, controle, capacidade de processamento e armazenamento de dados e monitoramento da Autoridade Portuária.
Para a Autoridade Portuária, o novo data center registra um marco de evolução, sendo o primeiro porto com um datacenter tier 3 (haverá a redundância dos circuitos de energia e dos sistemas de no-break, ar-condicionado, rede óptica e também um sistema de detecção e combate à incêndio).
Em linha com uma exploração sustentável da atividade portuária, está sendo realizada a instalação de sistema de geração de energia por placas fotovoltaicas. As obras se iniciaram no segundo semestre de 2023 e devem ser entregues até o fim de 2024. Cerca de 830 m² de área dos telhados dos prédios da administração serão adequados para a geração de energia, aproveitando a incidência solar na região. Estima-se que o novo sistema contribuirá com 15% do consumo elétrico atual do Porto.
Além de aumentar a confiabilidade do sistema elétrico da área portuária, o projeto diversifica a matriz energética vigente, o que garante melhores condições de atendimento aos usuários e busca impactar a operação do Porto com as melhores práticas de sustentabilidade.
“As melhorias em que estamos trabalhando são fundamentais para que Porto de Imbituba permaneça na trajetória ascendente de participação na logística portuária e incluem tratativas simultâneas nos campos: infraestrutura, acessos, otimização de áreas, automatização de processos e de gestão comercial do Porto”, avalia Urbano Lopes de Sousa Netto, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, que complementa, “nosso objetivo é elevar a qualidade do Porto de Imbituba, pensando na maior eficiência operacional na movimentação de cargas, sustentabilidade no dia a dia com a cidade e manutenção de baixo tempo de espera para atracação”.
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