Rio de Janeiro

Porto de Itaguaí terá novo terminal de minério de ferro

Projeto é prioritário no Ministério da Infraestrutura e leilão deve acontecer no 1° trimestre de 2023

Redação TN Petróleo/Assessoria
19/05/2022 17:13
Porto de Itaguaí terá novo terminal de minério de ferro Imagem: Divulgação Visualizações: 1133

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) anunciou um projeto que visa a implantação de mais um terminal para exportação de granel sólido mineral no Porto de Itaguaí. O novo empreendimento, que será implantado em uma área de 312.514m², vai receber investimentos na ordem de R$ 3 bilhões e aumentar a capacidade de escoamento de minério de ferro pelo porto em cerca de 30 milhões de toneladas por ano.  

Nos últimos dias 11 e 12 de maio, diretores e gestores da Autoridade Portuária acompanharam a visita realizada pela equipe técnica do Ministério da Infraestrutura (MInfra) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), que está realizando um estudo referente ao futuro arrendamento denominado ITG-02, conhecido como 'área do meio', com término previsto neste 1° semestre.  

O gerente de Estruturação de Projetos da EPL, Fernando de Castilho, explicou que "o estudo avalia a dinâmica do mercado da região e analisa a capacidade instalada para armazenagem e movimentação de cargas no complexo portuário". Castilho ressaltou que "o trabalho também apresentará o potencial de demanda do terminal e as soluções de engenharia necessárias para o empreendimento, além da modelagem econômico-financeira". 

A Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA/MInfra) tem conduzido o projeto como prioritário, segundo o coordenador-geral de Modelagem de Arrendamentos Portuários da SNPTA, Alessandro Marques: "Existe uma expectativa de que, ainda no 1° semestre de 2022, o Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos qualificará o projeto ITG-02 como prioridade nacional". 

Considerando as diversas etapas que devem ser cumpridas pelo MInfra para o arrendamento de uma instalação portuária, a exemplo da realização de consulta e audiência públicas e análise do projeto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Alessandro Marques informou que a meta da SNPTA é publicar o Edital de Licitação no último bimestre deste ano, com realização do leilão no 1° trimestre de 2023. Já o início das operações está previsto para 2028. 

Expectativas de sucesso 

O futuro empreendimento está gerando as melhores expectativas possíveis. De acordo com o diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, "o novo terminal será mais uma opção para o escoamento do minério da área de influência do Porto de Itaguaí, aumentando a capacidade e a atratividade do complexo portuário, e vai ampliar a competitividade brasileira no comércio exterior, gerar empregos para a região e melhorar a situação econômica, com mais receitas tanto para a companhia como para o Estado do Rio de Janeiro". 

O coordenador-geral de Modelagem de Arrendamentos Portuários, Alessandro Marques, destacou que "o Brasil é o  maior produtor de minério de ferro do mundo – atrás apenas da Austrália, e o minério de ferro é o  produto mais exportado pelo Brasil, depois do complexo da soja", e completou: "Considerando a importância das exportações de minério de ferro para o comércio exterior brasileiro, que devem continuar performando bons números nas próximas décadas, e considerando a infraestrutura de acesso, tanto ferroviário quanto aquaviário, e a disponibilidade de área do Porto de Itaguaí, o projeto do ITG-02 constitui grande relevância para todo o país".  

Para o Diretor de Negócios e Sustentabilidade da Docas do Rio, Jean Paulo Castro e Silva, "este projeto de um novo grande terminal de minério em Itaguaí demonstra a importância desse porto para o escoamento da produção do Quadrilátero Ferrífero e o consolidará como o principal complexo portuário do país na exportação de uma das mais importantes 'commodities' do nosso comércio exterior". 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20