Mercado

Porto de Paranaguá registra crescimento de 20% na exportação de veículos

Ao todo foram exportados pelo porto 40 mil veículos, de janeiro a junho deste ano. Em 2011, foram 33,5 mil. Os principais mercados dos veículos são Argentina, México e Peru. Para o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, questões oper

APPA
20/07/2012 16:02
Visualizações: 307 (0) (0) (0) (0)
A exportação de veículos pelo Porto de Paranaguá registrou alta de 20% no primeiro semestre de 2012 no comparativo com o mesmo período do ano passado. Ao todo foram exportados pelo porto 40 mil veículos, de janeiro a junho deste ano. Em 2011, foram 33,5 mil. A importação também apresentou alta nesses primeiros seis meses. Foram 72 mil carros importados - alta de 17% em relação a 2011, com 62 mil.

O aumento segue na contramão da tendência nacional. Dados do Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) mostram que, no primeiro semestre de 2011, o Brasil exportou 250 mil veículos. Este ano, no mesmo período, foram 228 mil unidades, o que representou queda de 9% nas exportações.

Segundo o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, são questões operacionais que fazem as empresas movimentarem pelo Porto de Paranaguá. “Além de estrutura física - quase 110 mil metros quadrados disponíveis para acomodar os veículos - temos mão de obra capacitada especificamente para movimentar essa carga. Isso garante segurança na operação”, afirma.

As empresas que exportam e importam pelo Porto de Paranaguá são, principalmente, a Renault, Volkswagen e Nissan. Em 2011, a Renault foi a maior exportadora do estado do Paraná contabilizando R$ 2 bilhões em exportação. Neste semestre a Renault já soma mais de R$ 1,2 bilhão em exportação. Até o final do segundo semestre, a empresa prevê um crescimento de 24% em relação ao ano passado.

Os principais mercados dos veículos são Argentina, México e Peru. Já os veículos importados pelo Paraná vêm principalmente do México e da Argentina.


Expansão

Com a alta na demanda na movimentação de veículos, o Porto de Paranaguá estabeleceu um plano de expansão para o segmento. Entre diversas ações, ele prevê a disponibilidade de mais 62 mil metros quadrados de pátios preferenciais para veículos. Além desse espaço - uma ampliação das áreas já utilizadas pelas montadoras - a Appa pretende ampliar em mais 46 mil metros quadrados de áreas a leste e oeste do cais comercial.

De médio prazo, a Appa já deu início ao processo de ampliação da infraestrutura de pátios na retaguarda do Terminal de Contêineres de Paranaguá. “Solicitamos, em fevereiro, junto ao IAP, licença para execução de um pátio de quase cem mil metros quadrados. Paralelamente, começamos a contratação dos projetos de engenharia para a construção de um novo pátio”, diz o diretor empresarial.

Ainda em médio prazo, a Appa estuda a possibilidade de construir e operar um terminal de armazenagem vertical de veículos. Até 2030, o plano prevê expansão do segmento de veículos para novas áreas de porto organizado - em Antonina, Imbocuí e Pontal do Paraná.


Profissionalização

O gerente operacional do Órgão Gestor de Mão de Obra do Trabalhador Portuário e Avulso do Porto Organizado de Paranaguá (Ogmo), Manoel de Magalhães Filho, afirma que, atualmente, são mais de 300 estivadores e 150 arrumadores capacitados para operar veículos. Anualmente, essas duas categorias passam por cursos de capacitação oferecidos em parceria com a Marinha.

“Essa capacitação é importante porque aumenta não apenas a oferta como também a qualidade e produtividade dos trabalhadores avulsos. Para o porto, é essa capacitação que atrai os navios de veículos para Paranaguá”, comenta o gestor que também coordena os cursos.

Em 2011, foram mais de 130 cursos para diversas funções - de operação de cargas até inglês. Este ano, especificamente para operação de veículos leves, são oito turmas com dez vagas. A primeira turma já começou as aulas no último dia 2. As novas turmas abrem no dia 17 e seguem até dezembro. Outras informações sobre as aulas podem ser oferecidas pelo Ogmo Paranaguá.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2024
Ao lado de autoridades do Brasil e do mundo, Firjan marc...
23/09/24
ROG.e 2024
No primeiro dia de ROG.e, MODEC e Shape Digital apresent...
23/09/24
ROG.e 2024
Transição energética e descarbonização foram temas das p...
23/09/24
ROG.e 2024
ROG.e debate transição energética justa e pluralidade da...
23/09/24
ROG.e 2024
ROG.e 2024 transforma o Rio na capital da energia a part...
23/09/24
ROG.e 2024
XII Seminário de Segurança Operacional e Meio Ambiente d...
23/09/24
ROG.e 2024
Karoon Energy celebra 20 anos de operações e apresenta n...
23/09/24
Conteúdo Local
Audiência pública sobre relatórios de conteúdo local é a...
23/09/24
ROG.e 2024
Na ROG.e, Firjan apresenta levantamento sobre as relaçõe...
23/09/24
ROG.e 2024
PPSA promove 12 palestras sobre o pré-sal na ROG.e 2024
23/09/24
ROG.e 2024
Mayekawa é presença consolidada na ROG.e
20/09/24
ROG.e 2024
Merax confirma presença na ROG.e, com foco em máquinas e...
20/09/24
ROG.e 2024
Omni estará na ROG.e com drone usado em contrato com a P...
20/09/24
ROG.e 2024
MODEC estará na ROG.e 2024
20/09/24
Royalties
Valores referentes à produção de julho para contratos de...
20/09/24
ROG.e 2024
Honeywell marca presença na ROG.e para apresentar soluçõ...
20/09/24
ROG.e 2024
IBP reúne lideranças em ‘esquenta’ da ROG.e
20/09/24
PPSA
Petrobras, Galp e Acelen compram cargas de petróleo da U...
19/09/24
Oportunidade
Omni Escola de Aviação Civil abre inscrições para nova t...
19/09/24
ROG.e 2024
NAVE: ANP lança, em 23 e 24/9, programa direcionado a st...
19/09/24
Sustentabilidade
GE Vernova lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade
19/09/24
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.