Estimativa

Porto de Santos deverá triplicar capacidade nos próximos 15 anos

Maior porto da América do Sul, o Porto de Santos deverá triplicar sua movimentação de carga até 2014, passando das 80 milhões de toneladas registradas em 2008 para 230 milhões de toneladas. A estimativa está no Master Plan, realizado pelo Gover

Redação
26/08/2009 10:03
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Maior porto da América do Sul, o Porto de Santos deverá triplicar sua movimentação de carga até 2014, passando das 80 milhões de toneladas registradas em 2008 para 230 milhões de toneladas. A estimativa está no Master Plan, realizado pelo Governo Federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) para expansão do Porto de Santos.

O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (25) pelo ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, na cerimônia de abertura do Santos Export 2009 – Fórum Nacional para Expansão do Porto de Santos. Realizado pela Una Marketing e Eventos, o encontro reuniu cerca de 500 pessoas, entre autoridades e empresários do setor portuário.

A estimativa do governo é que os investimentos no Porto aumentem em três vezes a capacidade de movimentação de contêineres, de 2,6 milhões TEUs (contêiner de 20 pés) em 2008, para 9 milhões TEUs até 2014. O ministro salientou, no entanto, que, para garantir esses números, serão necessários investimentos não só em equipamentos, mas também em infraestrutura, principalmente em obras de acessibilidade ao Porto de Santos.

De acordo como o ministro, os planos de expansão do Porto fazem parte de um trabalho conjunto entre o governo, seja na esfera federal, estadual ou municipal, e a iniciativa privada. “Já contamos com projetos firmes em andamento de grandes empresas, como Embraport, APM Terminals e BTP (Brasil Terminal Portuário). O mais importante é que todos esses projetos têm conseqüências positivas do ponto de vista ambiental. Só a BTP deve investir cerca de US$ 150 milhões apenas na recuperação de um terreno onde havia um depósito de lixo”, destaca o ministro.

Outro projeto importante nos planos do governo para o Porto de Santos é a travessia Santos-Guarujá, hoje feita por meio de balsas. Segundo Brito, o transporte de balsas é incompatível com o desenvolvimento do Porto de Santos. “Independente da opção pelo túnel ou pela ponte, o importante é que de forma alguma esses investimentos poderão vir a tornar-se um gargalo para o plano de expansão”. Em relação à dragagem para aumentar a profundidade do canal, o ministro informou que a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) já investiu cerca de R$ 23 milhões este ano. A idéia é ampliar a profundidade do canal dos atuais 13,3 metros para 15 metros.

No discurso de abertura, o secretário de Transportes do Estado der São Paulo, Mauro Arce, anunciou uma série de investimentos do governo estadual para o litoral paulista, entre eles a ampliação da capacidade de movimentação de carga do Porto de São Sebastião, o projeto Mexilhão, empreendimento da Petrobras, na Bacia de Santos, que servirá para produção de gás natural, e os planos relacionadas à atividade de exploração do Pré-Sal.

Além desses investimentos, Arce informou que o governo estadual deve lançar em setembro o edital para a construção do sistema integrado de transporte Santos – São Vicente. O projeto deve ser feito dentro do programa de Parcerias Público Provadas (PPPs) e prevê a implantação de juma rede de metro leve. Outro projeto em andamento é “Onda Limpa”, da Sabesp, que deve aumentar a coleta e tratamento de esgoto na região de 56% para 95% da rede.

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