<P>O maior navio porta-contêineres em operação na costa brasileira atracou pela primeira vez no Porto de Santos, na última semana. O Rio de La Plata, da armadora alemã Hamburg Süd, escalou no cais do Terminal 35, da Libra Terminais, na noite da última quinta-feira, tendo operado ao longo da s...
A TribunaO maior navio porta-contêineres em operação na costa brasileira atracou pela primeira vez no Porto de Santos, na última semana. O Rio de La Plata, da armadora alemã Hamburg Süd, escalou no cais do Terminal 35, da Libra Terminais, na noite da última quinta-feira, tendo operado ao longo da sexta-feira.
O navio veio carregar contêineres e deixou o porto no sábado, rumo ao Porto de Buenos Aires, na Argentina.
A embarcação, com capacidade para transportar 5,9 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e com 286 metros de extensão, está destacada para realizar o serviço na rota Ásia-Costa Leste da América do Sul. Deve escalar regularmente no cais santista.
Projeto
O Rio de La Plata, recém-entregue à Hamburg Süd, foi construído pelo estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co., na Coréia do Sul, e lançado ao mar no dia 2 de abril, na cidade de Okpo. É o primeiro de uma série de sete que serão construídos a partir do mesmo projeto.
Dentre outras características da embarcação, está o calado, de 13,5 metros (quando totalmente carregado); a velocidade, de até 23 Km/h; a largura, de 40 metros; e a quantidade de plugs, num total de 1.365 tomadas para contêineres reefers (contêineres refrigerados, onde são transportados produtos como carnes e frutas).
Fale Conosco
22