O Porto está investindo na conquista de mais operações de embarque e desembarque com linhas regulares de armadores internacionais.
Assessoria Porto de SuapeO Complexo Industrial Portuário de Suape, que está se consolidando como principal porto concentrador de carga do Norte-Nordeste brasileiro, marcará presença entre os dias 5 e 7 de abril, na 22ª Intermodal South America, a maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que acontece no Transamérica Expocenter em São Paulo. O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Thiago Norões, participará do evento junto com executivos de Suape em busca de novos negócios para o Estado. A equipe estará a postos para receber empresários e executivos no estande do Porto de Suape. Esta é a 16ª vez que o porto tem um espaço reservado na feira, onde mais de 600 expositores mostram suas últimas tendências para um público de mais de 48 mil pessoas de 45 países de todos os continentes.
Um dos atrativos para os empreendedores se interessarem por Pernambuco é o desempenho positivo do Porto de Suape nos últimos anos, que vem batendo recordes sucessivos de movimentação de cargas. Em 2015, o porto movimentou 19,72 milhões de toneladas mantendo a curva de crescimento com um desempenho 29% superior a 2014.
Líder nacional na movimentação de granéis líquidos, o ancoradouro duplicou a movimentação dos produtos (óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, etc.), com 14,24 milhões de toneladas de cargas movimentadas, 54% a mais que em 2014 quando movimentou 9,2 milhões de toneladas. Esse desempenho foi motivado pela operação da Refinaria Abreu e Lima, que iniciou a produção de derivados de petróleo em dezembro de 2014. Com esses números o porto pernambucano superou o Porto de Santos, que ficou em segundo lugar no ranking movimentando 11,89 milhões de toneladas. “Suape já pode ser considerado um porto concentrador de cargas combustíveis do nordeste”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Thiago Norões.
A navegação por cabotagem é outro marco de Suape, que teve a maior movimentação entre todos os portos públicos do País em 2015, com o total de 13,31 milhões de toneladas de cargas. São 4,6 milhões de toneladas de cargas a mais que em 2014, quando os números fecharam com 8,6 milhões toneladas.
O ancoradouro também largou na frente de vários portos da região nordeste alcançando a maior movimentação de contêineres, ainda segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). As cargas conteinerizadas contabilizaram 4,53 milhões de toneladas, o que representa 398.166 TEUs (unidade de medida para contêiner de 20 pés). "Vamos estreitar relações com armadores, operadores de terminais, executivos e empresários do ramo logístico, pois acreditamos que este ambiente de negócios propicia novas oportunidades e estamos atentos a elas", citou Norões.
NOVOS NEGÓCIOS – Candidato para ser o Hub Port do Nordeste, Suape apresenta as condições básicas para atrair novos negócios. O ancoradouro está situado em uma localização privilegiada na costa brasileira em relação aos demais portos do País, além de estar próximo ao Canal do Panamá que está sendo alargado. O Complexo também se consolidou ao longo dos anos com um diversificado polo produtivo, reunindo indústrias de alimentos, bebidas, higiene, limpeza, materiais de construção, energia eólica, petroquímica e de refino de petróleo. Diversas reuniões com os players do ramo já estão agendadas. "Queremos relatar para os executivos e empresários que estamos trabalhando fortemente as questões sociais e ambientais no nosso Complexo, mostrando nosso compromisso com um desenvolvimento econômico sustentável", declarou o vice-presidente de Suape, Bernardo D'Almeida.
PLANO DE EXPANSÃO – Com área total de 13,5 mil hectares, o Complexo possui diversos projetos para sua modernização e expansão. Entre os destaques está a implantação do segundo Terminal de Contêineres (Tecon II), com investimento previsto de R$ 1,2 bilhão, e estimativa de movimentar até 910 mil TEUs até o final do período de arrendamento. Os Terminais de Grãos e de Granéis Sólidos, com capacidade para movimentar 5 e 17 milhões de toneladas ao ano. Os empreendimentos estão esperando por licitações e estão inseridos no Plano de Investimento Logístico (PIL), da Secretaria Especial dos Portos. Juntos, esses projetos somam um investimento de R$ 2,1 bilhões.
INFRAPORTOS – Em paralelo a Intermodal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, realizará uma palestra terça-feira (5/4), na InfraPortos South America – Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologias e Equipamentos para Portos e Terminais que acontece durante a Intermodal. O evento, organizado pela UBM Brazil tem a missão de contribuir com a modernização da infraestrutura portuária e aumentar a capacidade de movimentação dos portos brasileiros. O secretário também será o único representante do Nordeste a participar da mesa de abertura da feira.
Fale Conosco