Portos

Porto do Rio Grande apresenta novo sistema de monitoramento de tráfego

Durante reunião do CAP/Rio Grande o superintendente do porto rio-grandino apresentou o sistema que inclui bóias inteligentes

Redação
23/06/2010 05:50
Porto do Rio Grande apresenta novo sistema de monitoramento de tráfego Visualizações: 1181

A preocupação com a sinalização náutica do Porto do Rio Grande devido à aproximação do estabelecimento do novo calado, que deverá atingir 47 pés, foi sanada pelo superintendente do porto rio-grandino, Jayme Ramis, durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária de Rio Grande (CAP/RG), na manhã desta terça-feira (22). Na ocasião, Ramis apresentou o projeto para implantação do novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo do porto gaúcho, conhecido como VTMS. O Sistema, que é utilizado por portos da Europa, como o de Barcelona e Roterdã, contará com investimentos do Governo do Estado de aproximadamente R$ 25 milhões.



De acordo com o projeto serão implantadas 18 bóias de sinalização náutica inteligentes, que reforçarão o sistema de sinalização náutica já existente. A diferença é que a novas bóias possuem sensores inteligentes e são monitoradas por radar, integradas por radiofrequência GSM e interligadas a diversas estações estrategicamente posicionadas ao longo dos canais e bacias de evolução a serem monitorados.



Com o sistema, o primeiro a ser implantado no Brasil e que servirá de referência para os demais portos nacionais, será possível obter informações sobre condições de vento, correntes, ondas, localização das bóias, entre outras que ainda poderão ser utilizadas no monitoramento ambiental. As bóias, que possuem alcance de 35 milhas náuticas, emitirão informações que poderão ser acessadas pela Internet. Além disso, o sistema será integrado às câmeras de segurança e ao Sistema Porto, sendo as imagens também disponibilizadas pela Internet em tempo real.


Para o funcionamento do novo sistema será instalado um radar na torre localizada ao lado do Tecon Rio Grande, onde estão instalados os cabos que levam energia elétrica para o município de São José do Norte e que serão substituídos por cabos subaquáticos. Além disso, será instalada uma torre de controle na parte superior do prédio do antigo frigorífico João Mascarenhas, no Porto Novo. A previsão é que em julho seja licitada a contratação dos serviços devendo o sistema estar implantado em 180 dias após assinatura do contrato. “Com isso, na próxima safra de grão já estaremos com nova sinalização e um excelente calado, garantindo maior segurança ao usuário do porto rio-grandino”, salientou Ramis.



O presidente do CAP/RG, Ayres Apolinário, disse que ficou satisfeito em saber que a administração do Porto do Rio Grande está preparando-se para os avanços que a área portuária terá frente aos grandiosos investimentos públicos e privados que estão sendo realizados.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Produtos e Serviços
Mancais e Vedações RiverTough
26/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Resultado
Porto de Imbituba supera 4,56 milhões de toneladas movim...
17/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Meio Ambiente
Norsul reduz emissões de 13 mil toneladas de CO₂ com tec...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
Portos de Imbituba e Laguna apresentam potencial logísti...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Resultado
Petrobras lucra R$ 52,4 bilhões no segundo trimestre de 2026
07/08/26
Margem Equatorial
Firjan SENAI leva para o Amapá o programa Rede de Oportu...
07/08/26
Bacia de Santos
Oil States assina contrato para fabricação dos Jumpers R...
06/08/26
Internacional
Tarifaço EUA, Firjan Internacional elabora cartilha de a...
06/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.