Rio Grande do Sul

Porto do Rio Grande recebe visita do Ministério dos Transportes

<P>O diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Paulo de Tarso Carneiro, visitou o Porto do Rio Grande na última sexta-feira (30). Durante o encontro, que reuniu o superintendente do Porto do Rio Grande, Bercílio da Silva, e o corpo técnico da...

Porto em Notícias
02/04/2007 21:00
Visualizações: 1318

O diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Paulo de Tarso Carneiro, visitou o Porto do Rio Grande na última sexta-feira (30). Durante o encontro, que reuniu o superintendente do Porto do Rio Grande, Bercílio da Silva, e o corpo técnico da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), Carneiro prometeu apóio para a execução de obras consideradas importantes pela atual administração.

De acordo com o superintendente do Porto do Rio Grande, a reunião teve como objetivo apresentar ao Ministério dos Transportes algumas das obras prioritárias para a manutenção da competitividade do porto rio-grandino e para o desenvolvimento da economia gaúcha. Estamos solicitando recursos para a revitalização dos 1,1 mil metros de extensão do cais do Porto Novo, capacitando a estrutura para receber equipamentos e navios maiores; para a dragagem de aprofundamento de 30 para 40 pés do canal de acesso e bacia de evolução do Porto Novo; e para aquisição de bóias inteligentes, dotando o porto de um novo sistema de sinalização náutica de seus canais, destacou Silva.

Conforme Carneiro, o Porto do Rio Grande, por sua importância no cenário logístico internacional, é considerado pelo Ministério dos Transportes com um dos portos estratégicos para o desenvolvimento econômico brasileiro. Dessa forma, estaremos trabalhando para incluir no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) duas obras que consideramos também prioritárias, a revitalização do cais e a dragagem de aprofundamento do Porto Novo. Além disso, o Governo Federal já assegurou através do PAC a aplicação de R$ 400 milhões para o prolongamento dos Molhes da Barra e para o aprofundamento do canal de acesso ao Superporto do Rio Grande, observou.

Quanto ao novo sistema de sinalização náutica, Carneiro diz que há uma grande demanda nesta área por parte dos principais portos do país, sendo assim, o Ministério do Transportes deverá criar um projeto nacional para a modernização da sinalização náutica nos canais de acessos aos portos brasileiros. A definição das novas obras do Porto do Rio Grande a serem incluídas no PAC deverá ser conhecida em 60 dias.

ESTACIONAMENTO:
Durante a reunião, o tenente, Clairton Bortoluzzi, informou que na segunda quinzena de abril o 10º Batalhão de Engenharia de Construção de Lages (SC) dará continuidade as obras do pátio para estacionamento de caminhões de contêineres, localizado em frente ao Tecon Rio Grande, no Distrito Industrial. O novo pátio terá capacidade para receber 400 caminhões, devendo até o final do empreendimento ser investido R$ 4 milhões pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura Terrestre (DNIT).

A segunda etapa da obra será composta pela colocação do pavimento, com a utilização de blocos de concreto; pela construção de um prédio de apóio para os caminhoneiros, contando com cozinha, banheiros, lanchonete e área de convivência; e pela colocação de guaritas de segurança e dos portões principais. Na primeira etapa do empreendimento foi realizada a terraplenagem, o escoamento pluvial, o cercamento e a iluminação da área. A obra deverá levar dez meses para ser concluída.

Fonte: Porto em Notícias

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.