Porto

Porto integra o 1º Encuentro Regional de Protagonistas Portuarios

Essa é a primeira vez que as autoridades portuárias estarão reunidas para discutir a interação regional com o objetivo de desenvolver uma complementaridade entre os portos, ao invés de uma competição por cargas. "Temos condiç&oti

A Tribuna
19/07/2011 07:49
Visualizações: 358
No dia 30 de agosto de 2011, em Montevidéo, vai ocorrer o 1º Encuentro Regional de Protagonistas Portuarios com o tema “La complementariedad de nuestros puertos”. O evento acontece no Hotel Radisson, em Montevideo, com a presença do superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Silva Lopes, o Interventor de la Administración General de Puertos de BsAs, Oscar Vecslir e o Presidente de la Administración Nacional de Puertos de Uruguay, Alberto Díaz.

Essa é a primeira vez que as autoridades portuárias estarão reunidas para discutir a interação regional com o objetivo de desenvolver uma complementaridade entre os portos, ao invés de uma competição por cargas. Durante o evento serão realizadas conferências, mesas redondas, painéis simultâneos e networking entre os participantes. O encontro contará com a participação de exportadores e importadores do Mercosul, armadores e agentes, terminais portuários, operadores portuários, operadores logísticos, agentes de carga e despachantes.

O 1º Encuentro Regional de Protagonistas Portuarios está sendo organizado pela empresa Mercosoft Consultores. Na manhã de ontem (18), o superintendente do porto recebeu a visita do diretor da empresa, Mario Alonso. Ele contou que o presidente do Uruguai, José Mujica, declarou o encontro como de interesse nacional.

“Primeiramente, a intenção é fazer com que todos os entes entendam que podemos praticar a complementaridade. Os portos não precisam estar em competição. Temos condições de atrair rotas importantes da Ásia e da Europa para cá, fazendo com que os três portos trabalhem em conjunto. Eu vou com uma expectativa bastante positiva. O simples fato de dialogar já é importante. Depois, teremos que buscar com nossos técnicos os ajustes necessários”, destacou Lopes.

A complementaridade

A sistemática pretendida é de que os navios que partem do Uruguai e Argentina com carga incompleta, possam realizar o preenchimento da mercadoria no Porto do Rio Grande, visto que este possui um canal de acesso mais profundo que a entrada do Rio da Prata. Da mesma forma que os navios com destino aos outros países, podem desembarcar, anteriormente, parte da carga no porto-riograndino.

Site: www.encuentrodeprotagonistas.com
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23