Paranaguá

Porto lidera embarques na AL

<P>O Porto de Paranaguá continua liderando o ranking de maior exportador de grãos da América Latina, com mais de 30% do volume total embarcado no Brasil. Entre janeiro e maio deste ano foram 5,3 milhões de toneladas de grãos exportadas pelo terminal paranaense, frente as 17,3 milhões registrad...

Agência Estadual de Notícias - Paraná
19/06/2008 21:00
Visualizações: 374

O Porto de Paranaguá continua liderando o ranking de maior exportador de grãos da América Latina, com mais de 30% do volume total embarcado no Brasil. Entre janeiro e maio deste ano foram 5,3 milhões de toneladas de grãos exportadas pelo terminal paranaense, frente as 17,3 milhões registradas em todo o país. Em 2007, Paranaguá exportou 14,8 milhões de toneladas de grãos, seguido por Santos (10 milhões de toneladas) e Rio Grande (7,6 milhões de toneladas).

O volume no acumulado de 2008 demonstra equilíbrio em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram exportadas 5,6 milhões de toneladas, num momento em que o Brasil enviava ao mercado externo 16,9 milhões de toneladas de grãos. Mantemos a posição de maior terminal graneleiro da América Latina porque temos infra-estrutura eficiente e logística de qualidade para atender aos mercados comprador e exportador, frisou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião.

Desde o início deste ano, maio foi o mês em que a movimentação de grãos alcançou seu pico, com mais de 2,2 milhões de toneladas de soja, milho e farelo exportadas. Neste período, todas as commodities sofreram importante elevação nos embarques, chegando a duplicar seus volumes em relação a meses anteriores, como foi o caso do milho. Enquanto em abril foram exportadas 188,5 mil toneladas, em maio o volume ultrapassou a marca de 455,3 mil toneladas. Mais de 50% da produção nacional de milho é escoada por Paranaguá.

Corredor de Exportação - Para se ter uma idéia da importância da exportação de grãos pelo Porto de Paranaguá para a economia do Paraná e do Brasil, entre janeiro e maio deste ano, foram gerados com esse produto US$ 1,8 bilhão na receita cambial de um total de US$ 5,6 bilhões gerados no acumulado do ano. Segundo o setor de estatísticas da Appa, a exportação de farelo representou 12,46% da receita gerada entre janeiro e maio; o milho 3,72% e a soja teve 17% de participação na formação da receita cambial do Estado.

Ontem, o Porto de Paranaguá está embarcando mais de 70 mil toneladas de grãos em embarcações atracadas no Corredor Público de Exportação. Para os próximos dias, os navios Avra e Warmia embarcarão 80 mil toneladas de grãos no Corredor de Exportação. Nas próximas 48 horas, o Navios Primavera está sendo aguardado para embarcar mais 50 mil toneladas de soja também no Corredor Público de Exportação.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Necta destaca biometano como alternativa ao diesel duran...
14/08/26
Fenasucro
Binatural defende ampliação do uso de biodiesel em setor...
14/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Fenasucro
Do biobunker ao biometano, bioenergia avança sobre novos...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Evento
IBP discute os impactos da tecnologia e inovação no futu...
14/08/26
Premiação
Tereos é destaque no prêmio MasterCana com projetos de i...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
Evento
UDOP participa de mesa redonda no Conexão Cana 2026
13/08/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Equilíbrio entre oferta e demanda estabili...
13/08/26
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.