Porto de Santos

Porto realiza hoje simulado de combate a incêndio

Ação é a maior já realizada na região e vai acontecer no terminal de contêineres da Santos Brasil.

Redação/Assessoria
13/09/2016 10:51
Porto realiza hoje simulado de combate a incêndio Imagem: Cortesia Porto de Santos Visualizações: 1336

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do Porto de Santos, coordenado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), realiza hoje o maior exercício simulado de combate a incêndio já realizado na região. A ação acontece no terminal de contêineres da Santos Brasil (Tecon Santos), localizado na margem esquerda do complexo Santista. O objetivo da operação é avaliar o tempo de resposta a situações de emergência, com combate a incêndio, evacuação de áreas e atendimento a feridos. Os resultados do teste serão avaliados por apuração das anotações dos observadores que participarem do evento.

O exercício simula um vazamento de produto tóxico com princípio de incêndio, com retirada de contêiner para evitar propagação do fogo e resgate a feridos. Haverá o chamado ao Corpo de Bombeiros ao mesmo tempo em que o PAM será mobilizado. O acidente será combatido pela embarcação Governador Fleury, que capta água do mar. Cerca de 250 pessoas estarão envolvidas diretamente e aproximadamente mil sensibilizadas nesta ação. Participarão do simulado representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ibama, Cetesb, Prefeituras, Antaq, Receita Federal, Polícia Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica.

O PAM é uma organização que reúne a Autoridade Portuária, terminais e entidades públicas como Prefeituras, Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais para atendimento a ocorrências de emergência que possam acarretar danos às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente. Os membros do Plano reúnem-se mensalmente para debater e avaliar sua atuação.

Para melhor atendimento a acidentes, o Porto de Santos foi dividido em sete áreas, de acordo com a localização geográfica e tipos de carga. O objetivo é que as ações aconteçam de forma coordenada, de acordo com a proximidade entre os terminais e tipo de carga, facilitando a definição das melhores estratégias para a solução de problemas advindos de acidentes.

O PAM do Porto de Santos avalia a performance dos terminais na prevenção de acidentes. A entidade também está realizando a classificação dos brigadistas, de acordo com o treinamento recebido, para agilizar o encaminhamento conforme cada situação de emergência. Outra medida adotada é a padronização dos registros de materiais e ações, com objetivo de ter a quantidade exata de material e recursos humanos utilizados e a eficácia da utilização.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Qualificação Profissional
Camorim forma nova turma de oficiais de máquinas para im...
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
10/09/26
ROG.e 2026
Merax confirma participação na ROG.e 2026 com soluções p...
10/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
PPSA
TotalEnergies e Petrobras vencem lotes do 8º Leilão Spot...
02/09/26
ROG.e 2026
PRINER exibe na Rio Oil & Gas Energy o serviço de pintur...
02/09/26
Bacia de Santos
Shell Brasil adquire participação no bloco exploratório ...
02/09/26
ANP
Produção de petróleo e gás em julho de 2026 foram de 5,8...
01/09/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
28/08/26
Produtos e Serviços
Mancais e Vedações RiverTough
28/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Simpósio
Porto de Imbituba sedia II Simpósio Catarinense de Direi...
26/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
26/08/26
ROG.e 2026
MODEC é patrocinadora da ROG.e 2026
26/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
26/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25