Rio Grande

Porto trata da integração com Argentina e Uruguai

A complementaridade entre os portos foi o tema do 1º Encontro Regional de Protagonistas Portuários realizado na terça-feira (30), no hotel Radisson, em Montevidéu. O evento reuniu as autoridades portuárias de Rio Grande, do Uruguai e da Argentina. Durante todo o d

A Tribuna
02/09/2011 11:42
Visualizações: 320 (0) (0) (0) (0)
A complementaridade entre os portos foi o tema do 1º Encontro Regional de Protagonistas Portuários realizado na terça-feira (30), no hotel Radisson, em Montevidéu. O evento reuniu as autoridades portuárias de Rio Grande, do Uruguai e da Argentina. Durante todo o dia, a temática foi discutida em conferências, mesas redondas e networking. O presidente do Uruguai, José Mujica realizou o encerramento com uma mensagem de integração entre os países do Mercosul.

O Porto do Rio Grande integrou o evento com uma comitiva formada por mais de 60 pessoas. Entre elas, estiveram funcionários da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), representantes dos trabalhadores, dos operadores, dos agentes marítimos, dos terminais privados e da Associação Gaúcha dos Terminais Retroportuários e Recintos Alfandegados.

A mesa de abertura foi composta pelo Superintendente do porto gaúcho, Dirceu Lopes, juntamente com o Presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai, Alberto Díaz, e do Administrador Geral dos Portos de Buenos Aires, Oscar Vecslir. Em seguida, o chefe do serviço de infraestrutura da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Ricardo Sanchez, palestrou sobre o “Cenário Global e a Complementaridade dos nossos portos”. Após, o Presidente do Porto de Bahia Blanca, Jorge Otharán, e o Presidente do Porto de Santa Fé, Marcelo Vorobiof, apresentaram a infraestrutura de seus portos e os projetos para o futuro.

Na sequência, os administradores abordaram suas percepções sobre a complementaridade entre os três portos. Vecslir falou sobre a situação atual do porto de Buenos Aires e mostrou-se favorável a desenvolver a complementaridade com os outros portos. Já Díaz disse que o porto de Montevidéu precisa da complementaridade, mas o país não tem a mesma escala de produção que a Argentina e o Brasil. Por isso, segundo ele, a intenção do Uruguai é aprimorar sua condição logística.

Dirceu Lopes afirmou que trabalhar os portos de forma integrada e na complementaridade elevará o grau de sucesso do negócio portuário. “Reunir aqui os protagonistas dos processos portuários dos três países nos dá uma grande expectativa de êxito. Além disso, colocar na agenda política dos três presidentes o tema porto é fundamental. Entre nós, o caminho só pode ser e certamente será o da complementaridade”, finalizou o superintendente do Porto do Rio Grande.

Após a participação de representantes dos centros de navegação e a reunião de grupos que elaboraram propostas para a implantação da complementaridade, ficou definida a criação de um grupo de trabalho composto por integrantes dos três países para fazer um diagnóstico, que deve ser apresentado em 90 dias, sobre as potencialidades e os gargalos do processo.

O encerramento do encontro foi realizado pelo Presidente do Uruguai, José Mujica. Em sua fala, ele ressaltou a importância histórica dos portos para as nações. “Os portos não são causa, mas sim consequência. Portanto, são determinantes para os países”. Sobre a complementaridade, ele disse que é preciso a integração entre os países do Mercosul para competir com as nações mais desenvolvidas.

O 1º Encontro Regional de Protagonistas Portuários foi organizado pela Mercosoft Consultores.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22