Paranaguá

Porto vai sediar reunião das entidades portuárias

<P>A Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) fará uma reunião de trabalho em Paranaguá, no dia 05 de maio. A decisão foi tomada durante a última reunião do grupo, que aconteceu no Rio de Janeiro, na semana passada. O diretor do Porto de Antonina, Paulo Rocha, ...

Estado do Paraná - PR
19/03/2009 21:00
Visualizações: 310

A Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph) fará uma reunião de trabalho em Paranaguá, no dia 05 de maio. A decisão foi tomada durante a última reunião do grupo, que aconteceu no Rio de Janeiro, na semana passada. O diretor do Porto de Antonina, Paulo Rocha, representou o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Daniel Lúcio Oliveira de Souza, no evento.

De acordo com Rocha, as discussões no Rio de Janeiro giraram em torno de temas como o decreto 6620 (que regulamenta os novos arrendamentos e outorgas), a revisão da Conama 344 (que envolve aspectos diretamente relacionados à dragagem dos portos) e questões tarifárias. Um dos assuntos mais discutido foi a questão dos novos arrendamentos e os entraves legais encontrados por diversos portos nestes processos, explicou Rocha.

Na reunião que ocorrerá em maio, em Paranaguá, o foco principal ficará sobre a Conama 344. O tema é polêmico entre o setor portuário e levanta dúvidas sobre sua adequação às reais necessidades do controle e preservação do meio ambiente, no que tange às dragagens nos portos brasileiros.

Em reuniões como estas, percebemos que os problemas que afligem os portos paranaenses são comuns aos demais portos brasileiros. Com a união de forças das autoridades portuárias conseguiremos alcançar objetivos comuns, que beneficiarão todo o setor portuário, disse Rocha.

A Abeph reúne representantes de autoridades portuárias. Entre as metas da associação está a consolidação de entendimentos entre as autoridades portuárias que, unidas, buscarão maior eficiência no desempenho de suas atividades, reforçando seu poder e dever de fiscalização e gerenciamento do funcionamento dos portos.

Estes conceitos vêm sendo defendidos pelo Governo do Paraná desde 2003, quando lançou uma campanha pela manutenção do porto público eficiente, economicamente viável e próspero. O reconhecimento desta condição foi ratificado no ano passado, quando o exemplo de eficiência na gestão portuária de Paranaguá motivou o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos, a retirar da pauta de privatizações oito portos brasileiros: Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Espírito Santo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI realiza edição interna...
04/05/26
Reconhecimento
BRAVA Energia recebe prêmio máximo global do setor pelo ...
04/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23