Mercado

Portos do Itajaí-Açu unem forças em SP

<P>O Porto de Itajaí embarcou no conceito de complexo portuário para divulgar o potencial de mercado da Foz do Rio Itajaí-Açu na Intermodal South America 2009, maior evento de logística, comércio exterior e transportes da América Latina. Do material de divulgação à disposição de alguns p...

Jornal de Santa Catarina
15/04/2009 21:00
Visualizações: 803

O Porto de Itajaí embarcou no conceito de complexo portuário para divulgar o potencial de mercado da Foz do Rio Itajaí-Açu na Intermodal South America 2009, maior evento de logística, comércio exterior e transportes da América Latina. Do material de divulgação à disposição de alguns parceiros, dentro do mesmo estande, a apresentação do complexo portuário com destaque para os terminais privados da região e as empresas de serviços do setor substituem a marca solitária do porto que ressurge após a devastação da enchente de novembro.

Nos estandes da feira, o Complexo Portuário de Itajaí divide espaço, até hoje à noite, com poderosos vizinhos, como os maiores portos da Europa e das Américas. Em meio a milhares de participantes que circulam pelos corredores da feira, os visitantes do estande do Porto de Itajaí são em grande parte investidores e empresários que buscam informações sobre a situação atual e o futuro do porto.

? Estamos vivos. Estamos mostrando que devemos retomar o calado para a navegação nos próximos dias, iniciar as operações do novo berço até a próxima semana, e sentimos aqui uma grande disposição dos armadores em voltar a operar em Itajaí ? avaliou o diretor Comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham.

As dúvidas também são comuns no estande da Portonave, montado para divulgar o Porto de Navegantes e o terminal frigorífico Iceport, anexo ao porto. O desempenho nos primeiros meses de operação da câmara fria, no entanto, transformou-se em notícia positiva do terminal privado para o mercado.

Por causa da necessidade de armazenagem de congelados mais perto dos portos, com a limitação no canal portuário do Rio Itajaí-Açu, a Iceport está com metade da capacidade de armazenagem ocupada, apesar das dificuldades de navegabilidade no acesso ao porto. Segundo Agostinho Leão Júnior, sócio-gerente da Iceport, a concentração de cargas na região vai impulsionar a retomada dos portos do complexo.

Uma comitiva de autoridades catarinenses esteve ontem à noite visitando os estandes dos portos do Vale do Itajaí, como o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o presidente da Federação da Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Alcantaro Corrêa. Além disso, Luiz Henrique deu uma palestra sobre a importância de Santa Catarina no contexto portuário nacional.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
31/08/26
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
ANP
Gás natural: prorrogado até 14/9 o prazo da consulta púb...
28/08/26
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e 2026
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.