Rio Grande do Sul

Portos gaúchos movimentam mais 4,89% no primeiro quadrimestre

Redação/Assessoria
27/05/2020 12:49
Portos gaúchos movimentam mais 4,89% no primeiro quadrimestre Imagem: Divulgação Visualizações: 356

Os portos do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento de 4,89% no primeiro quadrimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2019. O mês de abril foi o de melhor desempenho dos último cinco anos.

Os três portos — Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande — somaram mais de 11,8 milhões de toneladas movimentadas. O resultado positivo foi puxado pelas exportações de soja no Porto do Rio Grande, que registrou um aumento de mais de 67% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul, o resultado no mês de abril foi impulsionado principalmente pelas exportações de soja em grão, que somaram mais de 1,6 milhão de toneladas embarcadas. O Porto do Rio Grande movimentou no mês mais de 3,8 milhões de toneladas de todos os tipos de carga, marca 13% maior do que o abril de 2019.

Institucional

Apenas a soja em grão, nos quatro primeiros meses, totaliza mais de três milhões de toneladas, um aumento de 67% em relação a 2019.

O Porto de Pelotas, no quadrimestre, também teve um expressivo aumento em sua movimentação de toras de madeiras. Com as 306 mil toneladas nesses primeiros quatro meses de 2020, verificou-se um crescimento de 14,83% comparado ao primeiro quadrimestre do ano de 2019, quando foram movimentadas 266 mil toneladas. Outro produto que sempre é um destaque no porto pelotense é o embarque de clínquer, que aumentou mais de 26%. O Porto de Pelotas teve o maior aumento percentual total no período, com o incremento de mais de 15% o embarque de mercadorias em relação ao mesmo período de 2019.

Componentes químicos base para fertilizantes foram os principais produtos movimentados no primeiro quadrimestre no Porto de Porto Alegre. Em 2019 o porto movimentou 160 mil toneladas desse produto, contra 169 mil toneladas em 2020, um crescimento de mais de 5% no período. O desembarque de trigo em Porto Alegre também apresentou uma alta de mais de 5% no período. A movimentação geral do porto da capital gaúcha foi a única que apresentou uma leve queda no período, de 1,08% em relação ao ano de 2019, totalizando neste ano 331,9 mil toneladas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13